Preservação

Festival do Peixe-Boi em Humberto de Campos

O objetivo é conscientizar sobre a importância do peixe-boi, que se encontra ameaçado de extinção.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

SÃO LUÍS - Com o objetivo de conscientizar a comunidade pesqueira quanto à importância da preservação do meio ambiente e, em especial, do peixe-boi marinho, será realizado amanhã (11) e domingo (12) o Terceiro Festival do Peixe-Boi, na Ilha do Gato, município de Humberto de Campos

O evento, a ser realizado pelo Centro de Mamíferos Aquáticos/MA em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos, a Prefeitura de Humberto de Campos e a União de Moradores da Ilha do Gato, contará com atividades interativas como palestras, vídeos, concurso de pintura, apresentação cultural, limpeza da ilha, torneio de futebol de areia e concurso da rainha do festival.

O peixe-boi se encontra na Lista Oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção, possuindo atualmente uma pequena população no litoral norte e nordeste do país, com aproximadamente 500 animais. Paradoxalmente, o estado do Maranhão possui a maior concentração de peixe-boi marinho do país, com destaque para o município de Humberto de Campos.

Histórico

Os esforços para a conservação do peixe-boi marinho vigoram desde o começo da década de 80, quando foi criado o Projeto Peixe-Boi marinho, atualmente patrocinado pela Petrobrás. A partir de um levantamento realizado no litoral do nordeste constatou-se que a população era bastante reduzida e que em alguns estados a espécie havia desaparecido.

Através da expedição “Igarakuê” em 1992, os trabalhos de conservação do peixe-boi marinho tiveram início no estado do Maranhão, por meio da determinação da área de ocorrência e do status de conservação da espécie. Somente em 2001 começou o processo de implantação do CMA/MA, que priorizou atividades como campanhas informativas, implantação de pontos fixos de observação de peixes-bois em vida livre e resgate de carcaças de mamíferos aquáticos.

Atualmente, o CMA/MA busca a implementação de suas atividades por meio da sensibilização da população e das comunidades maranhenses para a necessidade da conservação do peixe-boi marinho.

Fonte: Ascom/Ibama-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.