Maranhão

Denunciadas irregularidades na Saúde de Caxias

Jorge Stephano ressaltou que o prefeito ficou com a propriedade da razão social da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias.

O Estado do Maranhão.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h41

CAXIAS - Os vereadores Jorge Wilson Soares Stephano (PP) e José Raimundo Pereira Filho (DEM) denunciaram na Câmara Municipal de Caxias, na sessão de ontem à noite, irregularidades cometidas pelo prefeito Humberto Coutinho, desta vez na área da saúde. Segundo os parlamentares, no fim de setembro de 2002, o prefeito - que na época era deputado estadual - vendeu ilegalmente o prédio e todos os equipamentos da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias ao Governo do Estado, para que no local funcionassem as faculdades de Medicina e de Enfermagem, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A denúncia, já investigada pela Procuradoria da República no município, foi encaminhada à Polícia Federal.

Jorge Stephano ressaltou que o prefeito ficou com a propriedade da razão social da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias. Ele informou que no dia 15 de fevereiro de 2005, um mês e meio após tomar posse como prefeito, Humberto Coutinho contratou os serviços da Casa de Saúde e Maternidade, nos setores de nefrologia e tomografia, a um custo de R$ 3.024.477,50, sem abrir processo de licitação.

Para o vereador, as denúncias são graves. “O prédio da Casa de Saúde e Maternidade foi entregue ao Governo do Estado, mas os equipamentos ficaram em poder do prefeito Humberto Coutinho, como o tomógrafo CT MAX 640 GE e dois aparelhos de raio-X que foram deslocados para um prédio em frente, onde está instalada a Fundação Humberto Coutinho, que funciona como um hospital particular do prefeito, atendendo de forma privada e a conveniados”, declarou o parlamentar.

Jorge Stephano destaca que o caso deveria ser fiscalizado pelo Conselho Municipal de Saúde, mas não o é porque o órgão é presidido pelo próprio secretário municipal de Saúde, Vinícius Araújo. “Tais denúncias envolvem até mesmo o ex-governador José Reinaldo Tavares, que foi uma mãe para o prefeito Humberto Coutinho”, acusou.

O vereador lembrou que a pessoa jurídica da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias Ltda. permanece, até hoje, em nome de seus sócios: o prefeito Humberto Ivar Araújo Coutinho, Cleide Barroso Coutinho (deputada estadual e mulher do prefeito), Berilo Sousa de Araújo (secretário municipal de Fazenda e casado com uma irmã do prefeito) e George Barroso Coutinho (filho do prefeito). Tem como procuradora Ivanise Coutinho Araújo (irmã do prefeito, casada como Berilo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.