Fogaréu

Procissão passará por ruas de Caxias

Atualizada em 27/03/2022 às 13h41

CAXIAS - Programada para amanhã, a partir das 22h30, a tradional Procissão do Fogaréu. A celebração está em seu quinto ano e a expectativa é de um público de pelo menos 15 mil pessoas na celebração deste ano.

As celebrações do Fogaréu começam logo após a homilia do bispo dom Luís d’Andrea. É no palco da Catedral que acontece o primeiro ato da encenação - a acolhida dos romeiros e o sermão do bispo de Caxias. Logo em seguida, é encenado o primeiro ato da procissão: Jesus no deserto/A agonia de Jesus parte I, ataque dos sombras, consolo dos anjos e a venda de Jesus Cristo por Judas. Depois, começa a procissão por 14 ruas de Caxias, com um percurso total de 4,5 quilômetros.

No palco, estarão 30 personagens, mas a real dimensão do espetáculo vai mais além. Nos bastidores, mais de 100 pessoas estão envolvidas na produção teatral, desde os coordenadores gerais às equipes de apoio nos três pontos de apresentação.

Nas ruas por onde passa a procissão, a iluminação é desligada, para dar maior dramaticidade ao espetáculo. Já pela madrugada acontece o segundo ato, com a procura de Jesus no local da última ceia. Na Igreja de São Benedito, ocorre o diálogo do hospedeiro com os farricocos (soldados romanos encapuzados).

No largo de São Sebastião, a apresentação do corredor das lamentações. A procissão só termina no largo cultural do bairro Nova Caxias, onde acontece a parte final do espetáculo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.