Saúde

Mulheres lideram ranking de exames em Caxias

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h42

SÃO LUÍS - Quem mais procura o Centro de Testagem e Aconselhamento de Caxias (CTA) para realizar exames são as mulheres. Isso acontece por dois fatores: o primeiro é a obrigatoriedade imposta pelo Ministério da Saúde para as grávidas atendidas pela rede pública se submeterem a dois exames a cada trimestre da gestação; e a conscientização feita pelos meios de comunicação, que tem sensibilizado mais a mulher a cuidar do próprio corpo.

“As pessoas precisam compreender que quanto mais cedo é descoberta a doença mais chances há de se prevenir que outras doenças oportunistas apareçam. Ano passado, por exemplo, nós tivemos três óbitos, já que as vítimas deixaram para fazer o exame quando já estavam com a enfermidades em estado avançado. Hoje, percebemos que as mulheres têm um cuidado maior em fazer o exame, mesmo as que não se encontram gestantes. E é por intermédio delas que estamos procurando incentivar os parceiros a virem também”, adiantou Maria José Ferreira, coordenadora do CTA.

Para fazer o exame no CTA, é simples. A coleta de material começa nas primeiras horas da manhã. O paciente preenche uma ficha, em que não precisa se identificar, já que ele recebe um cartão com uma senha para receber o resultado, e participa de uma palestra com a enfermeira e a assistente social, na qual recebe dicas sobre o que são as doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las. Em seguida, ele se submete à coleta de sangue.

O resultado do exame demora no máximo 15 dias para ser expedido. Em caso de suspeita de contaminação pelo HIV, esta só é confirmada após um segundo exame, que serve como contraprova. E o resultado só pode ser dado pela assistente social, enfermeira ou psicólogo do CTA, mesmo este sendo positivo ou não.

Conforme a coordenadora, este último encontro é para reforçar as informações repassadas na palestra sobre Aids. Caso o soropositivo não vá buscar o resultado do exame dentro de 30 dias, uma equipe do CTA é deslocada até a residência do paciente para comunicar-lhe sobre o diagnóstico e iniciar o tratamento no Serviço de Atendimento Especializado, que funciona nas dependências do Centro, localizado na rua 1° de Agosto.

“Quando a pessoa vem fazer o exame, ela assina um termo denominado Busca Consentida, por meio do qual ela permite que nós a procuremos em um prazo de 30 dias, caso ela não venha buscar o resultado do exame. Esta é uma garantia de que vamos ajudar essa pessoa a iniciar o tratamento mais cedo”, explicou a coordenadora.

Ela acrescentou que, ano passado, uma equipe do CTA foi obrigada a realizar esse tipo de busca. Uma portadora do vírus HIV não foi pegar o resultado do exame.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.