Interior

Caxias ganha nova Vara da Justiça

Atualizada em 27/03/2022 às 13h47

SÃO LUÍS - A comarca de Caxias se prepara para a instalação da 5ª vara. Criada pela Lei Complementar 87, de 19 de julho de 2005, a vara atenderá a processos de competência de crime, cível, comércio e execução penal, segundo informa o diretor interino do Fórum, Clésio Coelho Cunha, titular da 2ª vara da comarca e autor da solicitação.

Segundo o juiz, o espaço físico e o quadro de pessoal já existem – no caso dos funcionários serão chamados os excedentes do concurso realizado em 2004. A vara receberá processos da 2ª vara, onde um longo afastamento do juiz titular levou ao acúmulo de processos. "Isso vai permitir o desafogamento da vara", ressalta o juiz que afirma que a instalação da vara é uma solicitação antiga dos advogados da comarca.

Clésio Cunha destaca ainda a centralização de processos da competência da execução penal, o que, de acordo com ele, irá dinamizar o trabalho e permitirá que o juiz fique mais próximo dos sentenciados.

Outra novidade na comarca é a doação de um terreno para a construção do Fórum de Aldeias Altas, termo elevado à condição de comarca a partir da LC 87/2005. A doação do terreno, cuja oficialização já está em andamento, foi da Prefeitura do município, que disponibilizou também um prédio onde deve funcionar o Poder Judiciário até a construção da sede.

De acordo com dados do IBGE, Aldeias Altas tem uma população de 21.645 habitantes (censo 2007).

Com informações da Corregedoria Geral da Justiça

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.