Revolta

Sem-terra prometem interditar BR-316 entre Codó e Caxias

O motivo seria por conta de uma vistoria da área prometida pelo Incra por quatro vezes.

Acélio Trindade

Atualizada em 27/03/2022 às 13h55

CODÓ - As 210 famílias do povoado Bacabalzinho, que estão em disputa por cerca de nove mil hectares de terra da Fazenda Imperial, ameaçam interditar novamente a BR 316. O motivo agora é que a vistoria da área já foi prometida pelo Incra quatro vezes. A última teria ocorrido nesta segunda-feira, mas ninguém do Instituto de Colonização apareceu.

O segundo secretário da associação de produtores rurais, Cléber Moura, mostrou-se indignado com o descaso. “Nada, nada, nada inclusive ficou marcada pra ontem, mais uma vez. Falei agora a pouco com o superintendente do Incra disse que está tudo resolvido e ninguém aparece, não vem dá uma satisfação porque está todo mundo aqui aflito pelas coisas que estão acontecendo. Já fomos à delegacia denunciar, de sábado pra domingo ficamos todo mundo acordado sem poder dormir porque o pessoal estava arrodeando as casas pra tocar fogo e ta uma situação cada dia mais tensa”, disse Cléber.

Os sem-terra de Bacabalzinho ganharam o reforço de mais 100 famílias de Baixa Grande, povoado de assentados que também fica às margens da BR. Eles farão parte da manifestação porque estão sem escola e energia elétrica do programa Luz Para todos. Todas as necessidades já foram comunicadas ao poder público municipal, segundo o lavrador Marco Antonio Oliveira da Silva, mas nada mudou. “E o que a gente precisa é isso, é energia e colégio. Sobre o colégio não tem nada, só um barraco que nós construímos lá e ta tudo parado” explicou.

Os sem-terra prometem fechar a BR 316 amanhã (26) usando muita lenha e fogo. “Nós vamos atear fogo porque assim não tem como a Polícia Rodoviária chegar e apagar que nem da outra vez tiraram, algemaram gente aqui. Então vamos fazer o quê? Vamos botar 20 metros de lenha e largar fogo porque ela (polícia) pode é tirar, mas terá trabalho” explicou o presidente da associação de Bacabalzinho e Baixa Grande, Antonio Rocha da Silva Filho.

A interdição da BR, entre Codó e Caxias, está marcada para oitos horas desta quarta-feira. “Nem ambulância, nem carro forte, nada vai passar porque nós vamos botar é fogo mesmo”, prometeu Antonio Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.