Comarca de Caxias ganha Juizado Virtual

Atualizada em 27/03/2022 às 14h07

CAXIAS - O Juizado Especial Cível e Criminal de Caxias, no leste do Maranhão, passou a contar com um novo sistema de atendimento à população. Trata-se do projeto Justiça Virtual.

Com a implantação do novo sistema, advogados e partes, sem ter que se deslocarem até o órgão da justiça, poderão acompanhar todo o andamento dos seus processos, incluindo o agendamento de audiências, citações, intimações e até a sentença proferida pelo juiz.

Segundo a juíza Ângela Salazar, que coordena os Juizados Especiais, o Tribunal de Justiça está trabalhando na Resolução que disciplinará o funcionamento do Juizado Virtual. "O projeto será implantado gradativamente. Estamos dando o primeiro passo, que é a implantação. Depois, prosseguiremos com a digitalização de todos os documentos que tramitam nos juizados, treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos com tecnologias que garantam o bom desenvolvimento do projeto..

Seguro

O Juizado Virtual consiste num sistema de informática que visa à eliminação dos documentos em papel com a conseqüente substituição por documentos eletrônicos, que poderão ser acessados por meio da internet. A tecnologia já está em funcionamento no Juizado Especial do Anil, em São Luís, o primeiro a oferecer o serviço de digitalização dos processos.

Para utilizarem esse sistema, os advogados terão que se dirigir ao setor de informática do Tribunal de Justiça a fim de se cadastrarem, onde obterão senha e assinatura eletrônica. A petição inicial e os documentos trazidos pela parte serão escaneados e gravados no banco de dados, com a devolução dos originais. Se a parte não tiver com a petição formulada, esta será tomada por termo na secretaria do Juizado, sendo também gravada no banco de dados.

As informações são da assessoria de comunicação do TJ.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.