TJ promove treinamento nas comarcas de Imperatriz e Caxias

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h17

SÃO LUÍS - Titulares de cartórios extrajudiciais de Imperatriz e Caxias participam, esta semana, do II Fórum de Debates do Ferj - "Em Busca da Excelência Operacional", promovido pelo Tribunal de Justiça (TJ), com a finalidade de modernizar os procedimentos de arrecadação de parte da receita dos cartórios destinada ao Poder Judiciário.

Mais de 90 notários e tabeliães das comarcas citadas participam do fórum, realizado na terça-feira (29) em Imperatriz e previsto para acontecer em Caxias na sexta-feira (1º). O objetivo é capacitar os cartorários na utilização do Sistema Integrado de Arrecadação do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (SIAFERJ), que controla a prestação de contas do percentual de 12% da receita dos cartórios, direcionado a investimentos nos serviços judiciários.

ONLINE

Durante treinamento ministrado nos fóruns, técnicos das áreas de arrecadação e fiscalização do TJ apresentam a nova versão online do sistema, que substitui a remessa manual de dados ao TJ, em papel, pelo envio eletrônico, via internet. Os participantes recebem aulas práticas e um kit com manual, CD e disquetes, que facilitam a operacionalização do programa.

Segundo informações da coordenação do FERJ, a meta é informatizar a comunicação dos dados pelos cartórios, a fim de garantir mais agilidade e eficiência ao controle da arrecadação do FERJ, que movimenta em torno de R$ 1 milhão de reais ao mês. Atualmente, apenas 30% dos 239 cartórios do Estado utilizam o sistema eletrônico na prestação de contas.

Com as informações a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.