Anajatuba faz hoje 152 anos com festa

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h19

ANAJATUBA – Anajatuba completa hoje 152 anos com inauguração da Central de Marcação de Consultas, a reinauguração da praça Nina Rodrigues com projeto urbanístico, a realização de atividades recreativas e inauguração de escolas municipais no povoado de Morro Grande.

A partir de hoje, os anajatubenses podem marcar dia, horário e consulta com o médico da preferência. Assim como podem marcar também exames, atendimentos odontológicos, raios-X, ultrassonografia, entre outros. Os casos de urgência continuarão sendo atendidos na unidade de saúde.

Hoje de manhã ocorre o torneio de futebol e outras atividades esportivas, culturais e recreativas nas ruas da cidade. O vereador Neco, organizador do torneio de damas, promete levar outra vez novos talentos nesta nova rodada da competição.“Temos talentos natos em Anajatuba, agora que estamos tendo oportunidade de revelar estão sendo descobertos nas atividades lúdicas, nos cantos, no artesanato e outros”, afirmou.

A inauguração da escola do Peti e da praça no povoado de Morro Grande, às 15h, é um dos marcos do investimento na área educacional de Anajatuba. Segundo a secretária municipal de Educação, Amélia Carvalho, 30 escolas passaram por reformas completas e três novas foram construídas. “Em agosto, iniciaremos o curso preparatório para Vestibular, que era uma antiga reivindicação dos estudantes”, lembra a secretária.

Um outro ganho na vida dos anajatubenses foi o fornecimento de energia às residências dos povoados que ainda viviam na escuridão. O prefeito Nilton Lima diz que por meio da implantação do Programa Luz para Todos, uma parceria do Governo Federal com os municípios, a luz chegará aos povoados de Pacas, Afoga, Boca do Caminho, São Miguel, Areal, Boragica, Gado Bravo, Olho d’Água, Capim, Gavião, Bom Jardim e localidades próximas.

Anajatuba foi criado pela Lei Provincial nº 359, de 22 de julho de 1854, sancionada pelo presidente da província, Eduardo Olímpio Machado. Os limites do município foram estabelecidos por portaria de 13 de novembro de 1854, com o território destacado das vilas de Rosário, Itapecuru e Mearim (atual Vitória do Mearim).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.