População de Bom Jardim é beneficiada com ações da Justiça

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h19

SÃO LUÍS - De hoje a domingo, 23, a comarca de Bom Jardim promove várias ações do Poder Judiciário no povoado Vilinha Varig. Entre elas, destaque para emissão do registro civil, entrega de títulos de eleitores e a realização de um casamento comunitário com união de 30 casais. O casamento será amanhã, sábado, às 17h, na sede do povoado.

Para viabilizar as ações, mais de 20 membros do Judiciário entre juiz e servidores, e parceiros da iniciativa serão deslocados para Vilinha Varig. "Toda a estrutura do Poder Judiciário vai estar lá", informa o titular da comarca, Júlio César Prazeres. Para ele, o Judiciário deve estar presente em lugares como o povoado. A parceria com a secretaria de Ação Social de Bom Jardim, por exemplo, disponibiliza a estrutura de veículos, pessoal e alimentação para a viabilização do evento, além da organização do casamento.

O juiz explica a dificuldade de acesso ao lugar, distante 350 km de Bom Jardim. Para chegar ao local, a equipe terá que sair de Bom Jardim, e passar por Santa Inês, Santa Luzia e Butiticupu. A dificuldade é tanto para o Poder Judiciário quanto para os cidadãos que precisam dos serviços. " Uma pessoa não gasta menos de R$ 50 para se deslocar desses lugares até a sede", afirma Júlio Prazeres.

Vilinha Varig é um povoado que centraliza outros também de difícil acesso, a maioria formada por assentamentos legalizados ou não. Foi fundado com uma invasão à Fazenda Varig, de propriedade da empresa de aviação.

Há cinco anos à frente da comarca, o juiz Júlio César Prazeres diz ter feito vários deslocamentos para povoados distantes da sede, sempre em parceria com o município. Na lista de ações, casamentos comunitários, emissão de registro civil e entrega de títulos de eleitores. A comarca conta atualmente com 663 processos. Para ele, isso significa que a comarca "está saneada".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.