Anajatuba inicia combate à Hantavirose

Uma equipe de especialistas estará a partir desta sexta-feira no povoado Roncador.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 14h19

SÃO LUÍS – O município de Anajatuba, a 141 km da Capital, começa uma luta contra a Hantavirose. Uma equipe de especialistas do Projeto Hantavirus estará a partir desta sexta-feira no povoado Roncador, em Anajatuba.

Sob a coordenação do infectologista Welington Mendes, será realizado um estudo epidemiológico para identificar o número de vítimas da Hantavirose transmitida por ratos silvestres.

A Hantavirose não tem cura e a doença se manifesta de forma diferente em cada paciente. Há tratamento específico, mas as taxas de óbito, pelo menos no Estado, não agradam à Organização Mundial de Saúde.

Casos recorrentes

De 2000 até hoje, oito pessoas morreram por causa da doença no Maranhão, seis só em Anajatuba. Os primeiros casos apareceram depois do desmatamento de uma área de mil hectares. Os doentes eram jovens de 18 a 30 anos que trabalhavam em lavouras próximas ao terreno desmatado.

A última morte foi confirmada pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém, no dia 4 de julho. A vítima foi um trabalhador rural de 22 anos, que não teve o nome divulgado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.