Diminui o número de novos casos de Aids em Caxias

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h32

CAXIAS - Caxias tem muito a comemorar no mês em que há uma data dedicada a lembrar a população brasileira a importância do combate à propagação do vírus HIV, que transmite a Aids. Nos últimos cincos anos, o número de infectados pelo vírus diminuiu. Este ano foram contabilizados apenas cinco casos de soropositivos contra 19 registrados no ano passado, o que representa uma vitória das ações de prevenção da doença no município.

Atualmente, existem 103 pessoas portadoras da doença no município. A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento de Caxias (CTA), Maria José Vieira, afirma que a Aids no município está assumindo outra característica. Está havendo a interiorização da doença, com registros de ocorrências na zona rural. Ela tem afetado mais pessoas de baixa renda, especialmente as mulheres. O grupo heterossexual é o meio em que o HIV mais tem se propagado.

“Ao contrário do que as pessoas imaginam, os homossexuais não representam a maioria dos infectados, apenas sete são portadores do vírus HIV, enquanto os heterossexuais lideram o ranking de casos. São registrados 95 heterossexuais soropositivos. Temos um caso de homem para uma mulher contaminada, o que mostra que as mulheres estão se contaminando mais com o vírus”, revela a coordenadora.

PROCURA

As mulheres ainda são as que mais procuram o CTA, localizado na rua 1° de Agosto, para submeterem-se ao exame de detecção da doença. Em virtude dessa obrigatoriedade, exigida durante a realização do pré-natal entre as gestantes, o número de exames expedidos pelo CTA aumentou nos últimos anos.

Até novembro deste ano, foram realizadas 3.186 coletas de sangue para o encaminhamento ao teste Elisa, que detecta o vírus HIV. O exame ainda é realizado em São Luís. A coordenadora do CTA informa que aqueles que procuram a instituição podem contar com a garantia do sigilo na realização dos exames.

“Nossa equipe é preparada para atender aos interessados em realizar o exame. Quem chega até aqui não precisa ter seus nomes identificados no exame, basta apenas solicitar a sua realização. A pessoa recebe uma senha e em no máximo 15 dias recebe o resultado. Nos casos dos soropositivos sempre damos a notícia com acompanhamento psicológico e essas pessoas são convidadas a realizar um novo exame, para confirmar a doença”, explica Maria José Vieira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.