Obras da "Cidade Judiciária" começam hoje às 11h30 em Caxias (MA)

Atualizada em 27/03/2022 às 14h52

CAXIAS - As obras da Cidade Judiciária serão iniciadas hoje, 28, às 11h30. O projeto, que prevê a concentração, numa mesma área, das varas da Justiça estadual e federal, Receita Federal, além de departamentos responsáveis por fornecer título de eleitor e carteira de identidade, será lançado no município de Caxias, no interior do Maranhão, com a entrada das máquinas num terreno de 26 hectares. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, o governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, o do Piauí, Wellington Dias, e o prefeito de Caxias, Humberto Ivar Araújo Coutinho, vão conduzir a solenidade.

O objetivo do projeto é facilitar a vida do cidadão, que, sem muito deslocamento, poderá resolver pendências relacionadas ao Judiciário federal ou estadual. A Cidade Judiciária vai beneficiar moradores de 20 municípios daquela região, além de aquecer a economia local, com a criação de novos empregos e o estabelecimento de uma nova classe média no interior do Brasil. Segundo o ministro Vidigal, o projeto poderá ampliar também a oferta de trabalho no comércio e na indústria, pois as empresas que funcionam nos lugares onde serão instaladas as cidades terão de ampliar o quadro de empregados.

Em Caxias (MA), a Cidade Judiciária será erguida no "Cantinho do céu". Os prédios terão apenas térreo e um outro andar, sem a instalação de elevadores ou aparelhos de ar-condicionado, o que diminui o custo de manutenção desses edifícios. O complexo judiciário terá também um ‘mini-shopping’ e um centro de convenções. O objetivo é que sejam construídas pelo menos 300 "Cidades Judiciárias" nos próximos anos. Já estão em estudos projetos para Imperatriz (MA), Picos (PI), Niterói (RJ) e Cruzeiro (SP).

As informações são do Superior Tribunal de Jusiça (STJ).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.