Gravidez na adolescência é pauta de seminário em SL

Imirante.com e Ascom

Atualizada em 27/03/2022 às 14h59

SÃO LUÍS - De 1980 a 2004 o número de adolescentes grávidas, na faixa etária de 15 a 19 anos, cresceu 15% no Brasil, segundo dados do IBGE. São cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano. Para tentar reduzir os altos índices de gravidez na adolescência.

Por conta do problema, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a partir desta terça-feira (14) até dia 17, no Praia Mar Hotel, oficina voltada para sensibilização de profissionais da área de saúde e educação de 12 municípios maranhenses.

A oficina faz parte do Projeto Gestação de Alto Risco, desenvolvido pela SES em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto prevê a realização de oficinas e treinamentos ligados ao tema até o final do ano.

Participam médicos, enfermeiras, assistentes sociais e pedagogos dos municípios de Luís Domingues, Perimirim, Amarante do Maranhão, Porção de Pedras, Bequimão, Anajatuba, Presidente Vargas, Presidente Juscelino, Raposa, Santa Rita, São Luís e Arari. Também foram convidados representantes do Hospital Universitário, Maternidades Marly Sarney e Benedito Leite, além da Casa Abrigo da Funac.

A intenção da Secretaria de Saúde é tornar os participantes aptos a desenvolver estratégias de prevenção da gravidez na adolescência e ainda sensibilizar a equipe técnica das unidades de saúde para o atendimento e acompanhamento qualificados das adolescentes grávidas.

Segundo a chefe do Departamento da Mulher e da Criança, Socorro Braide Brandão, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV, aleitamento materno e planejamento familiar serão alguns dos temas a serem discutidos durante os quatro dias da oficina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.