Aumentam casos de Aids em Caxias

Imirante.com e O Estado do MA. 31/12/2003 às 01h32

CAXIAS - O Centro de Testagem e Aconselhamento de Caxias (CTA) registrou aumento no número dos casos de soropositivos este ano. Somente de janeiro a novembro, o CTA realizou 1.466 testes de HIV, 18 deram positivo. Com esse resultado, o número de soropositivos registrados pelo órgão em Caxias subiu para 75. Desse total, 40 são homens e 35 mulheres.

A menor idade de um portador do vírus HIV é de um ano e seis meses e a maior registrada é de 58 anos. Kátia Bittencourt, coordenadora do CTA, alerta que esses dados podem ser muito maiores, já que existem caxienses que realizam o teste em outras cidades, como São Luís e Teresina, deixando de entrar nas estatísticas do município.

Dados da Gerência de Qualidade de Vida indicam que em Caxias há 83 casos da doença, onde estão inclusos os números de pessoas de Caxias que realizaram o teste em São Luís. O município é o quarto no ranking do número de casos de HIV no estado, ficando atrás apenas de São Luís, Imperatriz e Timon.

Conforme os índices do CTA, os heterossexuais lideram o número de casos de AIDS em Caxias, com 67 notificações. Os homossexuais vêm em seguida, com sete casos. Apenas uma criança contraiu a doença. 48%, quase a metade dos portadores do vírus no município, têm entre 21 a 30 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.