Mudança de prefeito gera protestos em Açailândia

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h12

SÃO LUÍS - O clima é tenso em Açailândia em função da troca de prefeito por força de uma decisão judicial. Na quarta-feira(5), centenas de pessoas iniciaram uma manifestação de apoio à prefeita do município, Gleide Santos. Jeová Alves conseguiu derrubar no STJ uma liminar que mantinha Gleide no cargo.

Logo cedo, populares tomaram conta das dependências da prefeitura, onde foi colocada uma faixa preta. À tarde, seguiram em passeata portando faixas e cartazes até a rodovia BR-010. A um quilômetro da entrada da cidade, os manifestantes interditaram a estrada com barro, pneus e madeira. Nenhum carro havia conseguido passar até o início da noite, quando caiu uma forte chuva. Mesmo assim os manifestantes não deixaram o local.

A polícia foi acionada e houve muito tumulto. Durante a confusão, o apresentador da TV Açailândia, Wilton Lima, teria sido agredido por policiais. Ele foi à delegacia, acompanhado de colegas, para registrar queixa e ser submetido a exame de corpo delito. Cinegrafistas também se queixaram da ação policial.

Consta que mais de setecentas pessoas participaram dos protestos contra a saída da prefeitura Gleide Santos, que apesar do pouco tempo de mandato e da escassez de recursos estava com os salários dos funcionários em dia e realizando várias obras em toda a cidade. “Ela não pode sair, porque está trabalhando”, afirmou Maria Silva Lima, da Vila Ildemar, um dos bairros beneficiados pela administração de Gleide Santos.

À noite a prefeitura voltou a ser ocupada. Os manifestantes prometem resistir. Eles tentarão impedir a entrada do novo prefeito, Jeová Alves. Em outros locais da cidade havia, embora timidamente, pessoas comemorando a volta de Jeová. Os seus partidários lotavam a Câmara Municipal, que no final da tarde havia recebido um comunicado da Justiça sobre a decisão do STF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.