Comarca de Bom Jardim realiza três projetos sociais

Atualizada em 27/03/2022 às 15h14

SÃO LUÍS - A comarca de Bom Jardim, de 1ª entrância, vem desenvolvendo três projetos de cunho social que estão aproximando a comunidade do Poder Judiciário local. Lançados oficialmente no dia 25 de agosto, os projetos "Cidadania e Justiça também se aprende na escola", "Trabalho, Ressocialização e Cidadania" e "Maranhão pela Paz" a cada dia ganham mais adesões da população de Bom Jardim e São João do Caru, que é termo judiciário da comarca.

Com o "Cidadania e Justiça", idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros e realizado no Estado pela Associação dos Magistrados do Maranhão, busca-se levar aos alunos das escolas municipais informações sobre o funcionamento do Poder Judiciário e do Ministério Público, conscientizando-os acerca do papel dessas instituições. "A idéia é fazer com que as crianças conheçam seus direitos, para que possam exercer sua cidadania de forma responsável e consciente", explica o juiz Júlio César Prazeres.

Após o lançamento, já foram realizadas palestras nas escolas, com a presença do juiz, promotor, delegado, em que são feitos esclarecimentos aos alunos sobre a justiça e os direitos do cidadão. Em outra etapa do projeto, escolas do ensino fundamental foram até o Fórum da comarca para conhecer de perto o funcionamento do Judiciário. "É impressionante o interesse que eles demonstram e o respeito com que tratam a justiça", comenta o juiz .

Em Bom Jardim, também vem rendendo bons frutos o projeto "Trabalho, Ressocialização e Cidadania", cujo objetivo é proporcionar aos presos provisórios ocupação e renda. Por meio de parceria com uma empresa local, o Depósito Araújo, a comarca obteve a doação de material para que os presos produzam peças de artesanato a partir de palitos de picolé.

Atualmente, os três detentos participantes do projeto confeccionam porta-jóias, cinzeiros e outras peças, que são vendidos para a comunidade local. Já há inclusive encomendas sendo feitas no presídio. Segundo o magistrado, para facilitar o trabalho dos presos está sendo planejada a construção de um galpão dentro do prédio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.