Inaugurados centros tecnológicos de Caxias e Codó

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h23

SÃO LUÍS- Mais dois Centros de Capacitação Tecnológica vão entrar em funcionamento a partir do mês de março nos municípios de Caxias e Codó.

A informação foi dada pelo supervisor de Desenvolvimento Científico da Gerência de Planejamento e Gestão, Jorge Aboud. Ele disse ainda, que até o final deste mês serão abertas as inscrições para a formação de novas turmas.

A estimativa é atender em média 600 alunos a cada dois meses e 3 mil pessoas por ano. A princípio, explicou que serão ofertados cursos permanentes nas áreas de Ciências (Física, Química e Biologia) e de Informática com 25 alunos em cada turma funcionando nos três turnos e uma carga horária de 80 horas.

As vagas nos centros serão destinadas aos alunos que estejam concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

"Os cursos profissionalizantes serão implantados a partir de junho", avisou Aboud.

Eles serão definidos de acordo com a vocação de cada localidade. A equipe que trabalhará nos centros é composta por professores, administradores e laboratoristas.

Para Jorge Aboud, a implantação desses centros é de importância fundamental para o desenvolvimento da capacidade intelectual do aluno e dos professores do Estado do Maranhão.

"Faz parte de uma política nacional do Ministério da Educação e Cultura de elevar o nível de conhecimento na área de ciências, o que vai possibilitar uma maior oferta de cursos nessas áreas em todo o país", explicou.

O governo do Estado está investindo R$ 4 milhões para a implantação dos dois novos centros. Já foram aplicados cerca de R$ 19,8 milhões no projeto. Oito centros estão em funcionamento nos municípios de São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Chapadinha e Barra do Corda.

"A idéia é seguir a determinação do governador José Reinaldo, continuar o projeto e implantar os centros em todos os 18 municípios-sede das Gerências Regionais", revelou Aboud.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.