Caxias e Codó terão Centro de Capacitação Tecnológica

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O governo do Estado inaugura em janeiro mais dois Centros Tecnológicos: um em Caxias e outro em Codó.

Os professores que vão trabalhar nessas escolas concluíram no último final de semana um treinamento que durou dois meses em tempo integral e com carga horária de 360 horas.

"Foram cursos de capacitação direcionada porque os professores foram treinados a partir de um levantamento que identificou a vocação de cada um dos municípios", explica o supervisor de Desenvolvimento Científico da Gerência de Planejamento e Gestão, Jorge Aboud.

Segundo o gerente, os cursos oferecidos são não-formais na área das ciências básicas(física, química e biologia), de informática, empreendedorismo, turismo e ainda na área de qualificação profissional.

"É uma experiência que só tem trazido resultados positivos porque vem preenchendo um espaço existente principalmente no interior do Estado, a falta de pessoas capacitadas para inúmeras funções", admitiu.

Desde a implantação dos centros, já foram capacitados mais de 20 mil pessoas e, em 2003, o governo deverá ampliar a oferta de cursos nos oito Centros Tecnológicos já existentes.

Cada centro tecnológico possui laboratórios em diversas áreas e poderão ter as suas atividades ampliadas à medida que são identificadas as necessidades. Também estão sendo realizadas parcerias com órgãos como Sebrae e Senai.

Os cursos oferecidos nessas escolas profissionalizantes duram em média trinta dias, mas a partir do próximo ano também deverá ser implantado os de longa duração. "Nós passamos por um aperfeiçoamento contínuo e a absorção de mão-de-obra ainda é a principal referência na hora de elaborarmos a relação de cursos", revela o supervisor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.