Candidatos à presidência da Associação dos Magistrados aprovam concurso para juiz

Ronaldo Maciel, Sônia Amaral e Tyrone Silva comentam decisão do TJ.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

A decisão do Tribunal de Justiça de abrir concurso público para juiz substituto vem sendo comemorada pela magistratura maranhense. Juízes de diversas correntes no estado aprovam a medida tomada na última reunião do Pleno do Tribunal, que visa dar mais agilidade à prestação jurisdicional.

A presidente da Associação dos Magistrados, juíza Sônia Amaral, diz que a ampliação do número de juízes é uma necessidade da justiça brasileira. "Com a demanda crescente da sociedade em busca de justiça, depois da Constituição de 1988, o número de processos aumentou numa proporção impressionante", comenta. "A decisão do Tribunal de Justiça é algo que nos deixa muito feliz, e é motivo de júbilo para a magistratura maranhense".

O juiz Francisco Ronaldo Maciel, que é candidato à presidência da Associação dos Magistrados, é da mesma opinião de sua colega e adversária no pleito, que acontece em dezembro. "O déficit de juízes é muito grande em nosso Estado. O concurso trará maior celeridade na resolução dos processos e diminuirá o acúmulo", analisa. Ronaldo Maciel faz questão de frisar, contudo, que as vagas de juízes devem ser criadas tanto para as comarcas do interior (1ª entrância) como da capital.

O juiz Tyrone Silva, que também concorre à presidência da entidade, é outro entusiasta da aprovação do regulamento do concurso para juiz substituto. "Todos somos conscientes dessa necessidade, haja vista a crescente demanda de processos no Judiciário. Portanto, é digna de aplausos a decisão dos desembargadores maranhenses".

Com a aprovação do regulamento, o concurso para o cargo de juiz substituto será realizado após a publicação de edital específico que trata da matéria, no qual será definido o prazo de inscrição e de aplicação das provas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.