Veículos vão auxiliar no combate à febre aftosa

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

O trabalho de combate à febre aftosa no Maranhão ganhará um reforço significativo na próxima semana. Na próxima terça-feira, o governador José Reinaldo Tavares estará entregando 86 veículos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária – AGED, que irão atuar em todos os municípios do Maranhão. A solenidade será às 15 horas no pátio do Palácio Henrique de La Roque.

Os 53 carros populares, 6 tracionados, 25 motos e 2 S-10 serão entregues aos 18 gerentes regionais, que estarão em São Luís especialmente para recebê-los. Os carros serão utilizados não só na fiscalização da aftosa, mas em todo o trabalho de defesa sanitária animal e vegetal no Maranhão.

Na ocasião estarão presentes a gerente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Conceição Andrade e o diretor da AGED, Sebastião Anchieta, que farão a entrega dos veículos junto ao governador.

Só a Gerência Regional de Chapadinha irá receber 8 novos veículos: 4 carros populares (FIAT UNO), 3 motocicletas (HONDA) e uma camionete cabine dupla (S-10).

De maio para cá, o governo do Estado já recuperou 7 vans que estavam sucateadas pela ação do tempo e que faziam o trabalho de fiscalização no interior. No total, o Maranhão possui 172 veículos que atuam nessa área.

“Com mais 86 que estamos disponibilizando, a ação contra a aftosa e os demais males vegetais e animais deverão diminuir drasticamente”, afirma confiante o diretor da AGED, Sebastião Anchieta.

O governo estadual está investindo R$5,5 milhões no combate à febre aftosa em todo o Maranhão. A meta é erradicar a doença até final do ano que vem.

“Hoje avançamos muito quando saímos do estado de risco desconhecido. Sairemos dessa instabilidade logo, logo”, garante a gerente da Geagro, Conceição Andrade.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária foi criada pelo governador José Reinaldo Tavares a fim de fazer o controle sanitário dos animais e vegetais que circulam no Maranhão. No campo vegetal, a AGED atua no combate à doenças como a sigatoka negra, que ataca os bananais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.