Técnicos definem estratégia de combate ao câncer do colo de útero

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Técnicos do Ministério da Saúde e da Gerência de Qualidade de Vida estarão realizando nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira), no Hotel Abeville, às 8:30h, mais uma Oficina de Trabalho do Programa Viva Mulher.

O evento tem por objetivos traçar estratégias para dar continuidade ao tratamento de mulheres que foram diagnosticadas no período da Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero realizada este ano. Participam do evento assessores de saúde das Gerências regionais, técnicos de saúde das unidades de referências para o câncer da capital e coordenadores municipais do Programa Viva Mulher.

O Programa Viva Mulher iniciou sua atividade no Maranhão com a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de útero, realizada entre agosto e setembro de 1998. Até hoje já rastreou a neoplasia em mais de 300 mil mulheres em todo o estado.

O programa é um esforço nacional que visa diminuir os altos índices de mortalidade causado pelo câncer de colo de útero, a terceira neoplasia maligna em número de casos novos por ano e a quarta em número de óbitos no Brasil. Ele atua até hoje buscando atingir a cobertura de 85% da população feminina, especialmente aquela na faixa etária e maior risco, dos 35 aos 49 anos.

Como estratégia para o êxito das ações do programa no estado, a Gerência de Qualidade de Vida está integrando-o aos programas de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, tendo como suporte a reorganização dos serviços de diagnóstico e tratamento mais especializados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.