Primeiro Emprego desperta a atenção de secretários do trabalho de todo o país

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Em sete anos 18.396 jovens maranhenses tiveram a chance de ingressar no mercado de trabalho através do programa Primeiro Emprego. A idéia pioneira da ex-governadora Roseana Sarney despertou a atenção de vários estados brasileiros que também adotaram a iniciativa. O programa foi apresentado aos participantes do 61º Fórum Nacional de Secretários do Trabalho - Fonset, realizado nesta quarta-feira, em São Luís.

O Primeiro Emprego é um dos principais temas do evento, que pretende apresentar propostas ao novo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que definiu como uma das suas metas o ingresso de jovens ao mercado de trabalho através do programa.

“Estamos discutindo a possibilidade de criar subsídios para o Primeiro Emprego”, revelou o presidente do Fonset, José Arlindo Soares. Ele diz que investir em qualificação profissional é o meio mais seguro de manter o trabalhador no seu emprego, mas que os números devem ser avaliados. “Mais de 5 milhões de pessoas foram beneficiadas com cursos de qualificação nos últimos oito anos. Agora, precisamos saber se os resultados foram positivos na prática”, declarou.

Ele defende a continuação dos cursos de qualificação, principalmente os de curto tempo e que os de médio e longo prazos devem ser profissionalizantes, oferecidos pelas escolas técnicas. Ele disse que o governo federal deve manter e cumprir as metas para o setor e evitar o que aconteceu este ano. “O orçamento previu um gasto na ordem de R$ 200 milhões para qualificação profissional, mas até agora só foram liberados cerca de R$ 70 milhões. Até o final do ano outra parte dos recursos vai ser liberada, só que o total não corresponde a 50% dos que estava previsto. Isso não pode acontecer”, declarou.

Para o gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni, o governo do Estado vai continuar investindo na política de geração de emprego e renda. O Primeiro Emprego será mantido e ampliada a sua atuação no interior. “A expectativa é investir em políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. José Reinaldo Tavares já está trabalhando no desenvolvimento do setor agrário. Esperamos que no próximo fórum sejam anunciadas as conquistas alcançadas a partir das diversas discussões e propostas apresentadas neste evento”, completou.

Durante o Fonset foram discutidos o “Orçamento para as Políticas Públicas de Trabalho e Renda para 2003; Avaliação e Propostas do Fonset para o Novo Governo do Brasil; e elaborada a Carta de São Luís, ao final do evento.

Participaram do Fonset secretários de Estado de Assistência Social; a diretora do Departamento de Emprego do Ministério do Trabalho, Fátima Bayma, representando o ministro Paulo Jobim; o presidente do Fonset, José Arlindo Soares; o presidente do Codefat, Francisco Canindé Pegado; o gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni; entre outras autoridades ligadas à área.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.