Governo quer intensificar convênios na área de Ciência e Tecnologia

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Em reunião realizada na Gerência de Planejamento e Gestão, técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia confirmaram o interesse daquele órgão em ampliar os convênios de cooperação técnico-científica com o Governo do Maranhão, o qual vem, por meio de ações concretas, dando uma prova inequívoca do seu compromisso em relação a essa importante área.

O convênio a ser assinado em breve reforçará as ações de outros acordos de cooperação técnico-científica que vêm sendo desenvolvidos em conjunto entre o Governo do Estado e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

“A assinatura do novo convênio abrirá a possibilidade de se ampliar a cooperação em outras áreas”, comentou o subgerente de Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Marques.

Além de Carlos Alberto Marques, participaram da reunião, pelo Governo do Estado, o gerente adjunto de Planejamento, José Cursino Raposo, e o pró-reitor da Uema, José Augusto Oliveira. Na esfera federal, estiveram presentes os técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Teresa Mota e Luciana Rodrigues; o diretor do Fundo Setorial de Agronegócios, Paulo Cruvinel; e a representante da Agência Financiadora e Estudos e Projetos (Finep), Carla Reis.

O encontro também serviu para se fazer um balanço das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de ciência e tecnologia, a exemplo dos arranjos produtivos locais, sistema de informação em C & T, monitoramento de clima, biotecnologia, implantação de Centros de Capacitação Tecnológica, dentre outras.

Na área de desenvolvimento de arranjos produtivos locais, está-se realizando levantamentos e diagnósticos abrangendo os setores de grãos, pecuária e madeira e móveis. A atividade de grãos, em especial, está sendo acompanhada com atenção pelo Fundo Setorial de Apoio ao Agronegócio, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Tanto que o diretor do Fundo, Paulo Cruvinel, que participou da reunião na Geplan e foi até Balsas, região onde o diagnóstico sobre o arranjo produtivo de grãos, sobretudo em relação à soja, está bastante avançado e com cinco projetos sendo analisados.

Também foi bem avaliado o apoio que o Governo do Estado tem dado à área de biotecnologia, especialmente ao Projeto Genoma Nordeste, cuja implantação de Laboratórios de Seqüenciamento Genético na Uema e UFMA foi financiada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa (Fapem).

Outro avanço do Maranhão refere-se ao monitoramento de clima e tempo pelo Núcleo de Meteorologia da Uema, que recebeu quatro plataformas de coleta de dados por conta do acordo de cooperação entre o Estado e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo Carlos Alberto Marques, mais cinco plataformas serão adquiridas pelo Governo do Estado, conforme contrapartida prevista no acordo de cooperação técnico-científica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.