Uema programa a aula inaugural do Procad

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

A Universidade Estadual do Maranhão, através do Núcleo de Educação à Distância – NEAD, estará realizando na próxima sexta-feira, a aula inaugural do Curso de Licenciatura em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Educação a Distância – Procad versão III.

O evento acontecerá no auditório da Associação de Professores do Estado do Maranhão – Apeem. A solenidade de abertura terá início às 10:00 horas e será presidida pela reitora Eline Oliveira. Em seguida, a professora Maria Aparecida Nascimento fará o seu pronunciamento. Estarão presentes Pró-reitores, orientadores, professores e estudantes.

Segundo a professora Aparecida Nascimento, atualmente o Procad versão III - Ensino à distância está na sua segunda turma e a aula inaugural dará início às atividades acadêmicas do Pólo de São Luís. Ela acrescentou ainda que estarão participando cerca de 500 alunos.

De acordo com a programação, o evento estará acontecendo simultaneamente nos municípios de Rosário, São Bento (no auditório da escola Técnica) e no Centro de Capacitação do município de Icatu.

O Curso de Licenciatura em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental tem duração de 4 anos, com avaliações quinzenais feitas pela Uema, através dos orientadores acadêmicos, além de seminários e feiras.

Recentemente a Uema foi credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para a oferta de Cursos a Distância. A notícia foi recebida com satisfação tanto pela direção superior da Universidade como pela comunidade universitária uemiana, e veio coroar todo um trabalho que já vinha sendo desenvolvido pela instituição para qualificação de professores leigos.

A Uema ingressou no ensino a distância desde 1997, com a criação do NEAD e a implantação de cursos de nível médio para formação de professores leigos da 1ª a 4ª séries. O primeiro programa criado pela instituição nesta área foi o Magistério 2001, que até o ano de 2000 qualificou cerca de 700 professores.

Processo Seletivo - O último vestibular nesta modalidade foi realizado no mês de agosto, em que foram oferecidas 1.680 vagas distribuídas para os campi de São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês, Balsas e no Pólo de Carolina. O curso é destinado exclusivamente a professores do Magistério de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental que não sejam graduados em curso de Licenciatura Plena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.