Juiz manda soltar presos no MA em sinal de protesto

Wal Oliveira, Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

São Luís - O Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão deverá abrir sindicância para apurar as responsabilidades do juiz da Comarca de Araioses (MA), Douglas de Melo Martins, por ter soltado quatro presos da cidade em protesto contra a cúpula da Justiça maranhense, que concedeu habeas corpus pondo em liberdade o prefeito de Água Doce do Maranhão, Francisco das Chagas Linhares, o Chico da Loja, e o presidente da Câmara Municipal, José Maria Alves de Araújo. Ambos estavam presos por determinação do juiz, depois de denunciados por corrupção e formação de quadrilha.

A decisão do TJ revoltou o juiz, que em ato inédito, mandou soltar os presos pobres. "Não faz sentido manter presos pobres e deixar soltos os criminosos de colarinho branco", argumentou o juiz. Por decisão do juiz, Chico da Loja, além de perder a função e os direitos políticos em razão dos atos de improbidade administrativa, teria que ressarcir o erário público em R$ 229 mil e pagar multa no valor de R$ 680 mil. O Ministério Público constatou desvio de dinheiro público, levando o promotor de justiça Lindonjonson Gonçalves a denunciar o prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.