MA alcança metas estipuladas pelo Ministério da Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

O Maranhão tem conseguido cumprir, e às vezes até superar, as metas de vacinação determinadas pelo Ministério da Saúde. Cumprindo orientação do governador José Reinaldo Tavares, a equipe do Serviço de Imunização da Gerência de Qualidade de Vida vem desenvolvendo esforços para que todas as campanhas tenham o êxito desejado e que o Estado melhore seus indicadores no setor.

“Há três anos estamos conseguindo imunizar a população de nosso Estado nas campanhas de vacinação realizadas periodicamente. Algumas, como a contra Poliomielite (reforçada pelo risco de reincidência) e a da gripe nos idosos, que realizamos com muito trabalho e empenho de nossas equipes chegamos a um índice de 99% de alcance nos 217 municípios maranhenses”, ressalta o Chefe do Serviço de Imunização da GQV, Hozano Ferreira.

Ele alerta ainda que nos poucos municípios onde não foi alcançada a meta estipulada, é preciso que os administradores desses lugares atentem mais para a necessidade da prevenção de doenças e se empenhem nas campanhas de vacinação, o que evita gastos com internações e remédios.

“Se analisarmos os gráficos estatísticos vamos perceber o quanto evoluímos com a intensificação das campanhas de vacinação e até mesmo na rotina de aplicação de vacinas nos postos de saúde, onde são oferecidas as doses contra doenças já erradicadas, mas que continuamos oferecendo como prevenção e controle” observa Hozano.

Segundo o encarregado do Serviço de Imunização, as campanhas contra a poliomielite realizadas esse ano, conseguiram, nas faixas de zero a quatro anos, atingir cerca de 99, 1% de cobertura vacinal e a vacinação contra a gripe em idosos a partir de 65 anos chegou a atingir 98%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.