250 mil fiéis no Círio de Nazaré

Procissão de Nossa Senhora realizada ontem no bairro do Cohatrac movimentou católicos de São Luís.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Cerca de 250 mil fiéis participaram ontem da procissão peregrina em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A caminhada - que partiu da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab, em direção à Praça dos Esportes, no Cohatrac IV - marcou o encerramento da 10a edição do Círio de Nazaré em São Luís. Os fiéis percorreram cerca de 4 quilômetros cortejando a imagem da santa na berlinda.

Centenas de crianças, jovens e adultos carregaram velas acesas durante todo o percurso como pagamento a promessas feitas à santa. Nossa Senhora foi seguida também por vários carros de apoio. Um deles, um caminhão, levava dezenas de crianças vestidas de anjo. A devoção foi expressada também através dos cânticos e das orações feitas no meio da rua. Nas orações os fiéis pediram também pela saúde dos pacientes dos hospitais Aldenora Belo e Socorrão.

Com o tema ‘Vós sois a luz do mundo: Círio de Nazaré iluminando o Maranhão’, o festejo foi iniciado no mês de setembro e durante dez dias foram realizadas novenas na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, também no Cohatrac. Durante esse tempo, a imagem da santa percorreu várias igrejas da arquidiocese. No dia 30 de setembro, aconteceu o retorno da peregrinação e a partir de então foi iniciado oficialmente o festejo.

Organização - Segundo uma das coordenadoras do Círio de Nazaré em São Luís, Rosenir Mesquita, o Círio maranhense começou no ano de 1992 incentivado pelos próprios organizadores do Círio do Pará, devido à grande receptividade dos maranhenses à imagem da santa em São Luís. “De lá para cá o festejo só tem crescido cada vez mais”, disse Rosenir Mesquita.

Segundo contam os fiéis, a imagem da santa foi encontrada num igarapé por um pescador chamado Plácido. Desde então a imagem é reverenciada por milhares de pessoas em todo o Brasil. “Nossa Senhora de Nazaré representa para mim uma força que nem eu mesmo sei explicar. Eu acompanhei a procissão desde a Cohab segurando este terço e rezando para que ela me traga paz”, disse a professora Felicidade Magalhães Correia, de 58 anos.

Após o longo trajeto, uma missa campal foi realizada pelo padre Antônio José, da paróquia da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Terminada a missa, a imagem da santa retornou à igreja, de onde sairá somente no ano que vem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.