Sabonete de Andiroba do MA participa de feira

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Conhecido pela tradição folclórica do bumba-meu-boi de orquestra, o município de Axixá, no Maranhão, há pouco mais de um ano também está produzindo sabonetes naturais.

Foi instalada uma pequena fábrica que produz de forma ecologicamente correta e emprega 25 pessoas nas linhas de produção e embalagem.

O sabonete de andiroba terá sua primeira experiência mercadológica na Cosmética 2002, segundo maior evento do setor na América Latina e uma das mais importantes feiras de negócios do mundo, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, no período de 13 a 16 de setembro.

Ao todo, participarão do evento 600 fabricantes nacionais e estrangeiros de produtos de beleza.

A intenção é apresentar o produto, mostrar seu vínculo com as tradições maranhenses e suas propriedades medicinais, criar canais de comercialização e ampliar a industrialização do produto.

Fabricados com óleo de andiroba e essências naturais, matérias-primas obtidas a partir da flora maranhense, o sabonete representa uma importante fonte de receita para a comunidade.

Localizado a 95 km da capital, São Luís, Axixá tem cerca de 10 mil habitantes e é formado por 24 povoados, a maioria na zona rural.

A região é um dos redutos de mata nativa existente no Maranhão.

A grande concentração de andirobeiras serviu de incentivo para a criação da fábrica. Mas o estímulo veio também da tradição de fabricação caseira do sabão de andiroba.

Muito comum no Maranhão, o sabão é fabricado pelas comunidades e usado, principalmente, para lavar louça e roupa, mas também para venda.

A Associação de Produtores de Andiroba foi o ponto de partida para a fábrica de sabonetes. A entidade, que hoje tem 48 associados, contou com recursos do Banco Mundial e vem sendo apoiada pelo Sebrae.

Afinada como a orquestra que representa a principal manifestação folclórica da região - o bumba-meu-boi de Axixá - a comunidade local alcançou um nível de participação tão expressivo que, além de empregados, os associados são também donos da fábrica.

A fábrica produz semanalmente 5 mil unidades de 100 gramas, mas tem capacidade para o dobro.

Os sabonetes são vendidos no centro histórico de São Luís, área de grande fluxo de turistas, clientes preferenciais do produto. São vendidos por R$ 0,80 a unidade para lojas, que revendem ao preço médio de R$ 1,50. Essas vendas começam a gerar renda para os associados, que já sobrevivem com o capital gerado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.