Ásfalto vai ligar Buriti Bravo a Caxias

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O governador José Reinaldo Tavares anunciou oficialmente ontem, a pavimentação asfáltica da estrada que liga o município de Buriti Bravo a Caxias e que será um elo para o escoamento da produção.

Nos próximos dias o Governo do Estado, através da Gerência de Infra-estrutura (Geinfra), dará início à pavimentação da estrada que interligará o Sertão maranhense a São Luís. O maquinário deve estar a postos já na semana que vem. A obra, que será conduzida pela construtora MD, foi autorizada pelo governador José Reinaldo Tavares logo que assumiu o Executivo em substituição à governadora Roseana Sarney. Há 68 anos, a população de Buriti Bravo sonhava com a Estrada que se encontra em péssimo estado, dificultando o acesso para aquela região.

Apesar de se constituir um eixo de ligação da região, Buriti Bravo não está tendo saída para Passagem Franca, Colinas e Caxias. Ou seja, está isolada do Maranhão devido à falta de infra-estrutura da estrada que é precária.

O prefeito de Buriti Bravo, Wellington Coelho, e os deputados Carlos Alberto Milhomem e Sarney Filho, ambos do PFL, intermediaram a obra. Serão 92 Km de pavimentação asfáltica na estrada que funcionará como a espinha dorsal do Sertão Maranhense. A iniciativa favorecerá o escoamento da safra agrícola de Buriti Bravo e de todos os municípios da região, que é uma das maiores produtoras de sementes de caju (castanha) e, além disso, tem grande potencial agrícola; está em 11 projetos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e conta com um total de 110 mil cabeças de gado.

Uma vez concluída, a estrada passará diretamente por Buriti Bravo, Parnarama, Matões e Caxias, mas servirá ao escoamento da produção de todos os outros municípios do Sertão. "Buriti Bravo e toda a região estão de parabéns pela iniciativa do Governo do Estado. Agradeço pela sensibilidade do governador José Reinaldo Tavares e pelo empenho dos deputados em intermediar a realização da obra", disse Wellington Coelho.

A distância entre o Sertão e a capital é de 500 km. Atualmente, para chegar a Buriti Bravo, saindo de São Luís, gasta-se aproximadamente 12 horas, devido às péssimas condições de acesso. Depois de concluída a obra, esse tempo se reduzirá a cinco horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.