Usina chinesa no pólo siderúrgico vai gerar cinco mil empregos

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Mais de cinco mil empregos diretos deverão ser gerados com a construção de uma unidade de placas de aço que deverá ser implantada em São Luís pela empresa Baosteel – a maior siderúrgica chinesa. Essa será a primeira empresa a ser implantada no pólo siderúrgico de São Luís, um projeto do governo do Estado em parceria com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

Hoje, 14 especialistas chineses estiveram reunidos com o governador José Reinaldo Tavares e disseram estar otimistas com o investimento que representará um incremento de US$ 560 milhões nas exportações do Estado.

Eles vieram a São Luís para conhecer o potencial do Estado e fazer um levantamento da real capacidade de implantação da unidade. A produção inicial, que deverá começar a ser construída no próximo ano e entrar em operação em 2006, será de algo em torno de 3 milhões de toneladas de placas/ano, podendo chegar a 20 milhões.

Na reunião que tiveram com o governador, onde estavam presentes ainda o gerente de Desenvolvimento Econômico, Danilo Furtado, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ricardo Perez e o gerente-geral de Engenharia da Vale do Rio Doce, Marco Melo, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer, com detalhe, o potencial do Estado.

A localização privilegiada do Maranhão, o sistema ferroviário, o melhor porto da costa Atlântica, que tem a terceira maior movimentação de carga do Brasil; o eficiente sistema de energia e o clima favorável foram alguns dos atrativos apresentados pelo governador aos chineses.

José Reinaldo aproveitou para falar sobre a reforma administrativa feita no governo. Disse que o Estado está equilibrado financeiramente e que é um dos estados com menor índice de violência do país.

O sistema de segurança do Estado, segundo o vice-presidente da Baosteel, Sun Mengxian, foi o dos pontos que mais o impressionou. Ele também destacou como pontos positivos o potencial portuário e a forma calorosa com que foi recebido pelos maranhenses. “Ainda é preciso investir na melhoria da infra-estrutura da área onde será implantado o pólo, mas o que existe é bastante razoável”, disse.

Para o governador José Reinaldo Tavares o investimento vai alavancar de forma definitiva o desenvolvimento do Estado. “O governo fará tudo que estiver a seu alcance para que a empresa se instale em São Luís porque esse é um investimento muito importante para nossa economia”.

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Danilo Furtado, destacou que a vontade política do governo de fazer o Maranhão crescer é o principal atrativo para novos investimentos. “O Maranhão, tendo um pólo siderúrgico deste porte, passa a ser um dos estados brasileiros com maior capacidade de desenvolvimento”, ressaltou.

Estudo – A visita dos chineses ao Maranhão estava prevista no protocolo de intenções assinado entre o governo do Estado e a CVRD em julho deste ano. A visita é a garantia da continuidade do estudo de viabilidade para a implantação da unidade de placas em São Luís.

Esse é o momento da empresa quantificar e qualificar o local, avaliando os custos operacionais e de investimentos. As informações sobre disponibilidade de energia, água, gases e insumos irão consolidar o estudo de viabilidade do empreendimento. O relatório deverá ser concluído até novembro deste ano. O governador revelou que este investimento é a confirmação do sonho do governo de implantar um pólo siderúrgico no Estado.

O gerente-geral de Engenharia da CVRD, Marco Melo, disse que o apoio do governo tem sido fundamental para a viabilização de projetos como esse. “O apoio do governo é de fundamental importância para que os estudos apresentem resultados favoráveis e esse projeto seja consolidado”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.