Vasta programação no II Encontro de Caixeiras da Região do Munim

Assecom

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

A cidade de Rosário recebe amanhã (31) e domingo, 1º de setembro, o II Encontro de caixeiras da região do Médio Munim, promovido pelo governo do Estado através da Fundação Cultural do Maranhão, via Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e Gerência Regional de Rosário.

O encontro será realizado no colégio Paulo Ramos, centro de cidade de Rosário, Axixá, Icatu e Morros e contará ainda com convidados de São José de Ribamar, Humberto de Campos e da Casa das Minas de São Luís.

A programação terá início às 9h e contará com banda de música e assentamento dos impérios na tribuna na abertura do encontro, seguida de uma saudação das caixeiras da Casa das Minas de São Luís e pronunciamento de autoridades presentes. O tema central a ser elaborado na abertura será Festa do Divino Espírito Santo: significado e importância, ministrado por Michol Carvalho, diretora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Após a palestra haverá um toque e canto das caixeiras visitantes que será iniciado pelo município de Periá.

Na tarde de sábado o encontro será retomado após o almoço, às 14h com a palestra O divino e as Caixeiras, proferida pela professora e pesquisadora Cláudia Gouveia. Um toque de caixa e canto das caixeiras será realizado pelas caixeiras das festas do municípios presentes seguido da apresentação de banda de música.

Às 18h haverá um cortejo dos impérios das festas participantes e banda de música com destino à igreja Matriz do Rosário onde será celebrada uma missa. À noite, após o jantar, haverá manifestações de grupos folclórico com participantes.

No domingo, todos reiniciam os trabalhos a partir das 8h com a exibição do vídeo A Festa do Divino de Alcântara. Logo a seguir será proferida a palestra O Divino e a Religiosidade Popular no Maranhão, com professores e antropólogos Sérgio e Mundicarmo Ferretti. Os trabalhos do turno da manhã encerram com um toque e canto das caixeiras.

A programação da tarde será marcada com a exibição de vídeos sobre o divino, toques conjuntos de caixeiras, carimbo e o encerramento com uma mesa de doces.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.