Encontro de Caixeiras vai discutir a Festa do Divino

O II Encontro de Caixeiras da Região do Munim acontece neste sábado em Rosário. O evento começa às 9h com banda de música e termina no domingo.

Assecom

Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

A cidade de Rosário recebe no sábado 31 de agosto e domingo, 1º de setembro, o II Encontro de Caixeiras da Região do Munim, promovido pelo governo estadual através da Fundação Cultural do Maranhão via Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e Gerência Regional de Rosário.

O encontro será realizado no Colégio Paulo Ramos, centro da cidade de Rosário e reunirá caixeiras dos municípios de Rosário, Axixá, Icatu, e Morros e contará ainda , com convidadas de São José de Ribamar, Humberto de Campos e da Casa das minas de São Luís. A programação iniciará às 9h e contará com banda de música e assentamento dos Impérios na Tribuna na abertura do encontro, seguida de uma saudação das caixeiras da Casa das Minas de São Luís e pronunciamentos das autoridades presentes.

O tema central a ser abordado na abertura será Festa do divino Espírito Santo: significado e importância, ministrado por Michol Carvalho, diretora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Após a palestra haverá um toque e canto das caixeiras visitantes que será iniciado pelo município de Periá. Na tarde de sábado, o encontro será retomado após o almoço, às 14h com a palestra O Divino e as Caixeiras, proferida pela professora e pesquisadora Cláudia Gouveia.

Um toque de caixas e canto das caixeiras será realizado pelas Caixeiras das estas dos municípios presentes seguido da apresentação de banda de música. Às 18h haverá um cortejo dos Impérios das festas participantes e banda de música com destino à Igreja Matriz do Rosário onde será celebrada uma missa. Á noite, após o jantar haverá apresentação de manifestações de grupos folclóricos com participantes.

No domingo, os participantes reiniciam os trabalhos a partir das 8h com a exibição do vídeo A Festa do Divino de Alcântara, logo a seguir será proferida a palestra O Divino e a religiosidade Popular do Maranhão, com os professores e antropólogos Sérgio e Mundicarmo Ferretti. Os trabalhos do turno da manhã encerram com um toque e canto das caixeiras. A programação da tarde será marcada com a exibição de vídeos sobre o Divino, toques conjuntos de caixeiras, carimbó e o encerramento com uma mesa de doces.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.