Em Luís Domingues

Garimpos ilegais destroem rios e a vegetação no interior do Maranhão

A migração recente de garimpeiros de outras regiões fez a atividade aumentar, assim como a contaminação do solo e de rios.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
 A migração recente de garimpeiros de outras regiões fez a atividade aumentar na região. Foto: Reprodução/TV Mirante
A migração recente de garimpeiros de outras regiões fez a atividade aumentar na região. Foto: Reprodução/TV Mirante

LUÍS DOMINGUES - Os garimpos ilegais já existem há mais de 40 anos na região do município de Luís Domingues, interior do Estado. Mas a migração recente de garimpeiros de outras regiões fez a atividade aumentar, assim como a contaminação do solo e de rios.

De acordo com a prefeitura de Luís Domingues, o aumento na fiscalização em Estados vizinhos ao Maranhão fez aumentar a atividade do garimpo no município, e também o dano causado ao meio ambiente.

Há pelo menos três grandes áreas de garimpo nos arredores de Luís Domingues, e onde os garimpeiros clandestinos se instalam, com seus detectores de metais, as escavações se espalham.

Por cima, é possível ver clarões abertos no meio da vegetação, com lagoas formadas pela atividade garimpeira, feita sem qualquer licitação ambiental. Há áreas abertas próximas aos rios e o resultado é assoreamento e poluição. Os moradores da região dizem que a cor da água mudou.

"Era bem limpinha [a água], a gente pescava aqui direto. Agora não pode mais pescar. Nem as piaba não pega. Tudo tem garimpo", disse uma pescadora.

No Povoado Caxias, 50 famílias vivem da extração do ouro. Há até uma associação de garimpeiros e o presidente disse que já foi orientado pelo secretário de Meio Ambiente a não permitir novas pessoas para extrair ouro na região.

O vereador Francisco da Silva Moraes (MDB), em entrevista ao repórter Alex Barbosa, afirmou que também pratica o garimpo ilegal.

"Sabemos que o garimpo é ilegal, a gente sabe que é ilegal. A nossa comunidade é pequena e a gente sobrevive do garimpo", disse Francisco da Silva Moraes.

Contaminação pelo mercúrio

Os garimpeiros utilizam mercúrio para separar o ouro de outras substâncias. Essa substância é altamente poluente quando está em contato com o solo e com rios. Segundo pescadores da região, os peixes estão contaminados.

O mercúrio é altamente poluente quando está em contato com o solo e com rios. Foto: Reprodução/TV Mirante
O mercúrio é altamente poluente quando está em contato com o solo e com rios. Foto: Reprodução/TV Mirante

"O resíduo, o mercúrio, mata muito peixe. Um rapaz agorinha, um homem, chegou com umas trairona, bonitas traíra, mas não prestam. Tudo envenenado. Dá até medo da pessoa comer", disse um pescador.

Órgãos fiscalizadores

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Luís Domingues, fiscalizações são realizadas, mas há limitação financeira pra isso. Já a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, informou que está investigando as denúncias, mas não pode dar detalhes sobre a apuração.

A Agência Nacional de Mineração, responsável pela regulamentação da exploração de minérios no país, não se manifestou sobre as atividades ilegais no município de Luís Domingues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.