Política

Justiça eleitoral cassa mandato de prefeito e vice de Lago do Junco

Osmar Fonseca e Enoc Rodrigues Lopes são acusados de captação ilícita de votos.

Gustavo Arruda / Imirante.com*

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Arte: Imirante.com)

LAGO DO JUNCO - O juiz Marcelo Santana Farias, titular da 74ª zona eleitoral do TRE-MA, decretou, na tarde desta quarta-feira (14), a cassação dos mandatos de Osmar Fonseca dos Santos e Enoc Rodrigues Lopes, prefeito e vice-prefeito de Lago do Junco, que fica a 316km de São Luís. Além de deixar a prefeitura, Osmar está inelegível pelo prazo de oito anos, contando a partir das eleições municipais de 2016.

Osmar Fonseca, Enoc Rodrigues e o vereador Fábio Arruda Farias foram acusados por Leonel Gustavo Campos Arruda, candidato derrotado nas últimas eleições em Lago do Junco, de captação ilícita de votos entre agosto e outubro de 2016. Na análise da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), o juiz Marcelo Farias concluiu a existência de provas robustas e inequívocas, que comprovam a gravidade da conduta do prefeito Osmar Fonseca, configurando captação ilícita de votos, abuso de poder econômico, ato de violência e grave ameaça a pessoa.

Com a cassação dos mandatos de Osmar Fonseca e Enoc Rodrigues Lopes, os votos para a chapa foram anulados e novas eleições devem ser convocadas em Lago do Junco, e a realização dessa votação deve ocorrer, de acordo com a regra, após análise feita pela Corte do TRE-MA.

*Com informações do TRE-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.