Solicitação

Judiciário solicita aumento de efetivo policial em Joselândia

Segundo informações, existem em Joselândia apenas três policiais.

Imirante.com, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

JOSELÂNDIA - O juiz Bernardo Luiz de Melo Freire e o promotor de Justiça João Viana Passos Neto, ambos titulares da comarca, solicitaram o aumento do efetivo policial na Comarca de Joselândia ao 190º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Pedreiras. Durante o encontro, o magistrado ressaltou que existem em Joselândia apenas três policiais.

Destacou, ainda, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Joselândia é de cerca de 15 mil habitantes. Os números são do censo realizado em 2010. “Trocando em miúdos, temos 1 policial militar para cada 5 mil habitantes. Um número bem distante do ideal. Ademais, esses policiais trabalham em regime de escala, o que faz com que haja dias em que apenas 1 policial militar esteja à disposição da cidade”, ressaltou o juiz.

Na ocasião, foi discutida, também, a estrutura da Polícia Militar na comarca, a qual é obrigada a dividir o mesmo prédio que a Polícia Civil, não possuindo garagem para estacionar a única viatura da cidade. Por conta disso, na última tentativa de assalto em um banco local, os bandidos atiraram nos pneus da viatura, impossibilitando qualquer reação dos PMs.

Em resposta, o Tenente Coronel Everaldo Moraes disse que o efetivo do 19° Batalhão é muito reduzido para atender um total de 14 cidades, dentre elas, Joselândia, e que, ao fim deste ano, ainda, haverá algumas aposentadorias, só tendo previsão de chegada de mais oito PMs para o próximo ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.