Sem remédios

Fornecimento de medicamentos deverá ser restabelecido no interior

A determinação da Justiça tem como alvo o município de Itinga do Maranhão.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Remédios gratuitos devem ser entregues a quem precisar.
Remédios gratuitos devem ser entregues a quem precisar. (Foto: Reprodução)

ITINGA DO MARANHÃO - Uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão, na última terça-feira (19) levou a Justiça a determinar, nesta quarta-feira (20), prazo de 48 horas para que o município de Itinga do Maranhão restabeleça o fornecimento gratuito de medicamentos de uso contínuo a quem precisar.

Em caso de descumprimento da decisão, foi determinada multa diária de R$ 2 mil, a ser paga pessoalmente pelo prefeito Lúcio Flávio Araújo Oliveira e pela secretária municipal de Saúde, Adriana da Silva Gomes.

Entenda o caso

Em 30 de janeiro, a Procuradoria do município informou ao MP-MA que o Executivo Municipal realizaria licitação para a compra de medicamentos e que, por esta razão, a entrega de remédios de uso contínuo à população estaria suspensa por 60 dias.

Na ação, o promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira ressaltou que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado oferecer as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, conforme prevê a Constituição Federal.

“É certo que o péssimo planejamento do Executivo Municipal que evidentemente tardou a agir, não pode onerar a população dessa forma, negando-lhe o acesso a medicamentos e colocando em risco a saúde pública”, enfatizou, na ação, Tiago Quintanilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.