União

Itapecuru-Mirim abre inscrições para casamento comunitário presencial

A solenidade será realizada no dia 25 de novembro, a partir das 17h.

Imirante.com, com informação da CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Noivos e noivas deverão apresentar alguns documentos.
Noivos e noivas deverão apresentar alguns documentos. (Foto: Aquivo/Secretaria de Justiça do DF)

ITAPECURU-MIRIM - A 3ª Vara de Família de Itapecuru Mirim vai abrir inscrições para o Projeto “Casamentos Comunitários”. Os casais interessados em participar deverão fazer o pedido de habilitação de casamento, junto ao Cartório do 2º Ofício da Comarca, no período de 9 de agosto a 1º de novembro de 2021.

A solenidade será realizada no dia 25 de novembro, a partir das 17h, de modo presencial, em local a ser posteriormente definido, de acordo com a quantidade de casais que se inscreverem e forem habilitados para participar da cerimônia. Todos os atos cartorários são gratuitos, sendo proibida a cobrança de taxas aos participantes.

Noivos e noivas deverão apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento (se solteiro); certidão de óbito do cônjuge falecido (para viúvos); certidão de casamento averbada em cartório (para divorciados); autorização dos pais, se menor de 18 anos; RG – frente e verso e CPF e comprovante de endereço.

Direito de Família

Na Portaria-TJ – 2746/2021, de 28 de julho, a juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha (respondendo pela 3ª Vara) considerou o dever constitucional de facilitar a conversão da união de pessoas em casamento, especialmente de casais sem disponibilidades de recursos para suportar as despesas cartorárias, e na busca da legalização das uniões estáveis já constituídas, bem como a dos que pretendem estabelecer uma relação conjugal.

O Projeto “Casamentos Comunitários” tem por objetivo consolidar a família como núcleo básico de acolhida, convívio, autonomia e sustentabilidade e protagonismo social; a defesa do direito à convivência familiar, entendida como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, com obrigações recíprocas e mútuas e a promoção dos direitos humanos, a proteção e garantia dos direitos civis da família e sucessões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.