Itaipava do Grajaú

Índios liberam equipe da Seduc mantida refém em aldeia

Servidores da Seduc eram reféns desde a última quarta-feira.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31

ITAIPAVA DO GRAJAÚ – A equipe da Secretária de Estado da Educação (Seduc), que havia sido impedida de sair de uma aldeia indígena em Itaipava do Grajaú, município distante cerca de 303 km de Imperatriz, foi finalmente liberada pelos indígenas na tarde deste domingo (10). A informação foi confirmada pela Seduc por meio de nota oficial.

O grupo de profissionais da Seduc vinha sendo mantido refém na aldeia desde a última quarta-feira (6). Na ocasião, a equipe havia se ido ao local realizar a entrega de alimento a escolas indígenas. De acordo com a Seduc, esta é a segunda vez que servidores da Secretaria são mantidos reféns em aldeias indígenas no município de Itaipava do Grajaú em apenas quinze dias.

Nota do governo do Estado

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informa que a equipe que estava mantida sob o poder dos indígenas na aldeia Sibirino, no município de Itaipava do Grajaú, foi liberada na tarde deste domingo (10), após intervenção de uma comissão do Governo, que desde o último sábado encontrava-se na região, em negociação com os índios.

A equipe da Seduc foi retida pelos índios, na noite da última quarta-feira (6), quando realizava a entrega de alimentação escolar na aldeia. Em 15 dias, este é o segundo fato em que indígenas impedem que servidores da Secretaria, no exercício de suas funções, desenvolvam suas atividades e são mantidos como reféns pelos índios.

A Seduc reitera que desde os primeiros dias da atual gestão, o Governo do Maranhão mantém diálogo permanente com as lideranças indígenas, no sentido de assegurar os direitos e atender reivindicações antigas, que ao longo de décadas deixaram de ser cumpridas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.