Inscrições gratuitas

Abertas inscrições para casamento comunitário de São João do Caru

O casamento comunitário oferece 60 vagas para casais que possuem baixa renda.

Imirante, com informações da CGJ-MA

A cerimônia está marcada para o dia 20 de abril de 2024, às 16h30. (Divulgação / CGJ-MA)

SÃO JOÃO DO CARU - Serão encerradas no dia 29 de março as inscrições para o projeto Casamentos Comunitários do município de São João do Caru (termo da Comarca de Bom Jardim).

O casamento comunitário oferece 60 vagas para casais que possuem baixa renda e residem em São João do Caru. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas junto ao cartório extrajudicial do Ofício Único, localizado na Rua Sete de Setembro, s/n, em São João do Caru.

A cerimônia está marcada para o dia 20 de abril de 2024, às 16h30, na quadra da Escola Aldenor Leônidas Siqueira, localizada à Rua J. Belém, na cidade de São João do Caru.

Os casais devem comparecer ao local da cerimônia às 16 horas, acompanhados de duas testemunhas, para a coleta das assinaturas para documento pela equipe do cartório.

Todos os atos de registro civil necessários à realização do Projeto “Casamentos Comunitários” são gratuitos, sem cobrança de qualquer taxa ou despesa extraordinária pelo cartório.

 A gratuidade é garantida ao casal de baixa renda, que declarar essa condição, podendo responder criminalmente pela falsidade de informações.

Continua após a publicidade..

As regras para a celebração do casamento foram divulgadas pela comarca, por meio da Portaria-TJ – 9492024, assinada pelo juiz Philipe Carneiro da Cunha, titular da Vara Única da Comarca de Bom Jardim.

Na Portaria, o juiz afirma que na cerimônia do casamento fica proibida qualquer exploração político-partidária, "devendo ser garantido tão somente a representação institucional, sem qualquer vinculação pessoal ao evento”.

Documentos

Os casais interessados devem ir ao cartório com os documentos exigidos para a inscrição: originais do RG e do CPF dos noivos e testemunhas; certidão de nascimento atualizada para os solteiros; atestado de óbito e certidão de casamento para os viúvos; e certidão de casamento averbada para os divorciados.

Noivos e noivas com idade entre 16 e 18 anos só podem se inscrever com autorização dos pais, que devem ir com o casal ao cartório, com os documentos de identificação. Aos menores de 16 anos será exigida autorização judicial.

Saiba quem disputa as eleições em São João do Caru.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.