IRPF 2013

Caiu na malha fina da Receita Federal? Saiba o que fazer

Órgão liberou, nesta segunda-feira (16), consultas ao sétimo e último lote do IRPF 2013.

Maurício Araya / <b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS – A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (16), as consultas ao sétimo e último lote do Imposto Pessoa Física de Renda (IRPF) 2013. Para fazer a consulta, basta o contribuinte acessar a página eletrônica do órgão na internet, ou ainda, pelo Receitafone (146, opção 3) e via aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. As restituições, segundo o órgão, serão pagas no dia 16 de dezembro. Quem declarou e não apareceu em nenhum dos lotes, caiu, automaticamente, na malha fina do "Leão". Segundo a Secretaria da Receita Federal, em todo o país, pelo menos 711 mil caíram na malha fina.

Para fazer a verificação, o contribuinte deve acessar o sistema "e-CAC", pela internet. "Na hora em que ele (o contribuinte) faz a consulta, ele já tem a informação se o dinheiro foi creditado. Se não foi, é bom ele fazer uma verificação sobre como é que está a declaração dele. Aí, ele vai saber se ele caiu em malha, e por que motivo ele caiu em malha", explicou o delegado-substituto da Receita Federal em São Luís, Paulo Mendes de Araújo, em entrevista ao Imirante.com na semana passada.

Continua após a publicidade..

Quem entrou na malha fina por algum erro na declaração, tem uma alternativa: pode corrigir a declaração, enviando uma declaração retificadora por meio do programa do IRPF 2013. Caso tenha certeza sobre os dados enviados ao órgão, o contribuinte pode reunir os documentos que provem os dados e se dirigir à Receita Federal, antecipadamente ou após ser intimado pelo órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.