São Luís - Aberta na segunda-feira (20), a 15ª edição da Primavera de Museus, om o tema “Museus: Perdas e Recomeços”. Promovida pelo IBRAM (instituto brasileiro de Museus) órgão vinculado ao Ministério do Turismo, visa fomentar as proposto todas as instituições museológicas desenvolvem atividades pertinentes ao tema. a programação reflete sobre perdas e recomeços que toda a população passou nos últimos meses. “É impossível, ao convivermos com tantas perdas e tantas dores, não refletirmos sobre o impacto que este momento tem, não somente em nosso presente, mas em nossas memórias e em nosso futuro. Diante desta condição incontornável, a 15ª Edição da Primavera dos Museus não poderia deixar de propor um tema sem que refletisse a função dos museus neste momento que, embora não tenha ainda acabado, exige, desde já, a elaboração das perdas que temos sofrido, tratando da guarda do que restou e augurando que, como em tantas outras vezes, o que restou enseja os recomeços. Temos tido, como já dito, é verdade, muitas perdas. Perdas, também verdade, irreparáveis, mas, lembremos, de tudo resta um pouco... “, diz o texto de apresentação da mostra, disponibilizado no site do Ibram. A programação do evento vai até o próximo domingo e tem atividades em diversos espaços culturais do país.
Em São Luís, a programação acontece no Sítio do Físico, Forte Santo Antônio da Barra, Fundação da Memória Republicana, Memorial Cristo Rei, Memorial do Ministério Público, Museu de Gastronomia, Museu de Arte Sacra, entre outros espaços. A programação completa está disponível no site http://eventos.museus.gov.br/
Este ano o Palácio dos Leões (como parte de sua programação para a semana) irá lançar o Acervo Digital sob guarda da Curadoria de Bens do Palácio dos Leões, são Pinturas, Mobiliários, Porcelanas, todo acervo do Palácio dos Leões. Com este lançamento, o Palácio irá se somar a outras grandes instituições museológicas, como por exemplo o Museu Nacional, Museu Vitor Meirelles, Museu da República entre outros, que possuem seu acervo digital na plataforma nacional TAINACAN. Esta foi uma parceria da Curadoria com a SEATI que fez o link com esta plataforma, e pode ser acessado de computadores, tablets e celular por meio do site acervo.palaciodosleoes.ma.gov.br.
Os internautas poderão ter acesso a informações mais detalhadas do nosso acervo, isso visa colocar o secular Palácio dos Leões na era digital, e também cumprir as diretrizes dos Museus, que além de lazer, proporcionam cultura e educação, com o fomento pesquisas e estudos sobre o acervo. Por fim, temos como objetivo dar mais transparência ao acervo que pertence ao cidadão maranhense e está sob guarda do Palácio dos Leões. Importante ressaltar que o Palácio segue aberto a visitação pública e gratuita de terça à domingo das 13:00 as 17:00. Grupos acima de 10 (dez) pessoas é necessário o agendamento prévio no (98) 3232-9789.
Acervo
O acervo conta com peças raras como porcelanas francesas, tapeçarias, quadros, gravuras e mobiliário, de épocas que vão do século XVI ao XX, estão distribuídas entre os seis salões de visitação pública do Palácio dos Leões.
Com origem que coincide com a fundação da cidade de São Luís pelos franceses, em 8 de setembro de 1612, o Palácio dos Leões passou por fases em que foi uma primitiva construção para despachos administrativos e moradia, até que foi demolido e ampliado em 1766 para abrigar também as famílias dos capitães-generais que governavam o estado. Desde então, o complexo arquitetônico, que possui três mil metros quadrados de área construída, passou por algumas reformas e teve sua coleção ampliada ao longo dos séculos. l
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.