São Luís - O Programa Inova Maranhão segue com inscrições abertas para o edital do Programa de Startups Ciclo 2021/2022. Lançado no dia 6 de agosto, o edital tem como objetivo orientar e apoiar projetos de empresas emergentes de base tecnológica (startups), que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Maranhão por meio da aplicação da inovação e geração de valor agregado para os clientes das empresas.
“É importante a capacitação da população para que eles possam se inserir no mercado do empreendedorismo e tecnologia. O Maranhão precisa de incentivo nesse aspecto que estamos, aos poucos, transformando o cenário local”, explicou o superintendente de inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Hermano Reis.
Dividido em três etapas e com recursos financeiros no valor total de R$ 1 milhão, o programa oferece workshops, semanas de hackathons, mentorias especializadas, definição e acompanhamento de metas, ferramentas, conexão com investidores, espaços de coworking e recurso financeiro para as equipes aprovadas no edital.
“Mesmo que as equipes não consigam passar por todas as etapas, o que vai ficar é o aprendizado e a experiência para que eles possam continuar planejando novas startups. Algumas que já participaram do nosso projeto chegaram a conseguir investimento externo para continua com a empresa”, ressaltou Hermano Reis
Entenda as Etapas
Para as etapas educacional, de incubação e pré-aceleração serão selecionadas até 100, 25 e 16 startups, respectivamente.
• Na etapa educacional as empresas receberão mentoria e capacitação para transformação das ideias em negócios de sucesso. Testar MVP (Minimum Viable Product) e validar a prova de conceito (POC).
Continua após a publicidade..
• Na etapa de incubação elas participarão de Workshop inicial (Networking, Comunicação e Negócios). Acompanhamento semanal individual e em grupo, com aplicação de metodologia de formação em empreendedorismo por parte do Programa Inova Maranhão. Disponibilização de espaço do Casarão Tech Renato Archer da SECTI em São Luís para realização das atividades diárias, reuniões e eventos;
• Na etapa de pré-aceleração elas participarão de Workshop sobre Execução e Prestação de Contas. Mentoria voltada ao desenvolvimento de tecnologias e/ou mercados específicos, com acompanhamento semanal individual e em grupo remotamente ou nos espaços do Casarão Tech Renato Archer da Secti.
As inscrições seguem até 3 de setembro no site www.fapema.br/patronage e previsão de início do programa ainda em setembro.
Saiba Mais
Dicas
O superintendente explicou a O Estado que aqueles que tiverem interesse em começar no empreendedorismo de startups, devem seguir duas dicas cruciais. “Primeiro é importante que a pessoa comece a estudar e entender como esse universo funciona. Na nossa página do Youtube temos várias aulas, cursos e lives que ensinam a trabalhar como empreendedor, além de termos cursos que também podem ser inscritos, então é bom que essa pessoa procure pela gente.
O segundo ponto é o conhecimento do seu público. Muitas vezes quando falamos sobre ideias temos medo que as pessoas roubem, mas o ideal é falar sobre e ver como os outros vão reagir, pois às vezes até pensamos em algo bom, mas não é algo de interesse público, não é uma solução que chame a atenção das pessoas”, destacou Hermano Reis.
Saiba Mais
- Seletivo para o Hospital da Ilha abre inscrições nesta quinta-feira (14)
- Funarte está com inscrições abertas para projetos artísticos culturais e de economia criativa
- Governo do Maranhão e Solar Coca-Cola capacitam jovens para o primeiro emprego
- Vale oferece bolsas para estudantes indígenas matriculados no ensino superior
- Escola Itaú Cultural abre inscrições para os cursos Iniciação à escrita teatral
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades