Competição Nacional

Atletas maranhenses competem na I etapa do Campeonato e Copa Brasileira de Maratonas Aquáticas

Com 260 atletas inscritos, a primeira etapa da competição nacional de águas abertas acontece neste final de semana, 17 e 18, na Ilha de São Luís, e conta com 70 atletas maranhenses

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Em águas abertas, o circuito será retangular de 1.200 metros, com seis voltas (Maratona Aquática)

São Luís – Dentro das águas, atletas maranhenses se preparam para mais duas competições a nível nacional de natação, mas, ao invés das piscinas e das raias, esses campeonatos vão acontecer dentro do mar de São Luís. O Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de Maratonas Aquáticas acontecem neste final de semana, nos dias 17 e 18, na praia do Espigão, na capital Maranhense.

Em águas abertas, o circuito será retangular de 1.200 metros, com seis voltas, além da entrada e saída, totalizando 7,5 km. 260 atletas de todo o Brasil estão participando do evento, sendo desses, em torno de 70 maranhenses. Presidente da Federação Maranhense de Despostos Aquáticos, Alexandre Nina, também está organizando o evento, e conta como a Copa e Campeonato podem servir de incentivo para atletas que almejam alcançar grandes eventos, como as Olímpiadas.

“Você vê às vezes os seus ídolos vivenciando uma experiência e você quer copiá-los, e de alguma maneira, isso serve de aprendizado. A imitação é a maneira básica do aprendizado, você quer imitar alguém e você passa a fazer aquilo que ela faz. Então, eu quero mostrar para a galera como é legal fazer esportes, fazer natação, nadar em águas abertas, que muitos ainda tem medo. E quem sabe nesse próximo ciclo olímpico, alguém que está nadando aqui, não esteja lá também”, conta o presidente.

A competição será dividida em quatro provas (duas do Campeonato Brasileiro e duas da Copa Brasil). Pelo Campeonato Brasileiro, serão disputadas as provas de 7,5 km e 5 km. Pela Copa Brasil, os atletas cairão da água para os 2,5 km e 1,5 km. A competição inaugura o calendário oficial da CBDA da modalidade em 2021.

Continua após a publicidade..

“Vai ser uma grande oportunidade. Alguns atletas que estão aqui também participaram no mês passado do Campeonato Italiano de Águas Abertas, na Itália, e estão treinando muito. Caso eles passem para as próximas etapas e sejam qualificados, vão poder participar do Campeonato Sul-Americano”, conta Diego Loredo, treinador da equipe ATLEF/NINA, que em junho conquistou, com a atleta Carol Hertel, o 3º lugar absoluto no Campeonato Italiano de Águas Abertas, na cidade de Piombino, na Itália, no Mar Mediterrâneo, nadando 25km em 6 horas e 20 minutos de prova.

Silvia dos Reis, de 44 anos, é uma das atletas da equipe ATLEF/NINA, que vai comptir na Copa Brasil para 1,5km. Depois de muito treino dentro do mar, suas expectativas são de conseguir finalizar o percurso. “Para mim já é um grande passo ter passado por todo processo para chegar aqui e poder competir. Espero conseguir finalizar a prova nas águas abertas e trazer orgulho para o meu treinador”, conta.

A programação dos campeonatos está disponível no site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.