Saúde

Cigarro é causa de 90% dos casos de câncer de pulmão

Além dos problemas de saúde, o cigarro traz problemas estéticos.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h29

TIMON - Noventa por cento dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao cigarro. Além dos problemas de saúde, o cigarro traz problemas estéticos, como o envelhecimento precoce. Em Timon, é difícil encontrar pessoas fumando nas ruas. Mas muita gente ainda sofre com a dependência causada pelo cigarro.

Veja, ao lado, na reportagem de Edna Maciel e José Mendes.

Dona Maria do Socorro Souza fuma há 20 anos. Como a maioria, ela experimentou o cigarro a primeira vez só por curiosidade. Depois, apenas por diversão. Hoje, fuma duas carteiras por dia. Já parou cinco vezes,fica até um ano sem fumar, mas ainda não conseguiu parar definitivamente.

Continua após a publicidade..

Com a aprovação das leis antifumo, proibindo o uso do cigarro inclusive em fumódromos e áreas livres, é difícil encontrar alguém fumando nas ruas. Para se ter uma idéia ficamos vinte minutos no mesmo local, até fazer a primeira imagem deste fumante, com 76 anos, ele conta que fumou pelo menos uma carteira de cigarros por dia, durante 40 anos, há três, por orientação médica, conseguiu largar o vício.

Os médicos acreditam que as campanhas ajudam muito a esclarecer e conscientizar o fumante sobre as doenças que pode contrair e os riscos para o fumante passivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.