Timon

Irregularidade no abastecimento d’água prejudica população

Problema é tão grave que Ministério Público resolveu cobrar providências do Saae.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h29

TIMON – O Bom Dia Mirante iniciou, nesta segunda-feira (5), uma nova série de reportagens. Durante esta semana, a série "SOS Comunidade" vai mostrar o problema mais grave dos principais municípios do Estado. Começando por Timon, onde a irregularidade no abastecimento d’água é o problema que mais atrapalha a vida da população. Em vários bairros da cidade, no Centro e na periferia, a água só chega à noite. O problema é tão grave que o Ministério Público resolveu cobrar providências do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

A imagem faz parte da rotina de quase todos os timonenses. Mesmo do lado de um dos maiores rios do Nordeste, o Parnaíba, a população sofre com a falta d’água. Se engana quem acha que o problema da falta d’água é especifico da periferia de Timon. Nos bairros mais centrais, o abastecimento d’água, também, não é regular. É fácil achar pela rua pessoas que tiveram que se adaptar para ter água em casa.

Em um bairro de Timon, homens, mulheres e até crianças são obrigadas a andar metros para conseguir água, o percurso é feito várias vezes por dia. Do outro lado da cidade, o mesmo problema: falta de água e muita reclamação.

O conjunto habitacional foi entregue há três meses, parte de um programa do governo federal. Esperança de vida melhor para centenas de famílias, só que água é coisa rara no local.

Continua após a publicidade..

O problema de abastecimento d’água em Timon é tão crítico que o Ministério Público entrou no caso; obrigou o Saae de Timon a melhorar a qualidade do serviço prestado.

O Saae informou que os bairros São Francisco e São Benedito estão em área de pressão negativa, o que impede que água chegue às torneiras. Na Vila João Reis e no Conjunto Padre Delfino, as ligações clandestinas em bairros vizinhos provocam o desabastecimento. O Saae garantiu que está realizando fiscalizações intensivas e campanhas educativas para solucionar o problema. E um projeto de regularização de toda a área urbana está previsto para 2012.

Na reportagem da série "SOS Comunidade" desta terça-feira (6), o Bom Dia Mirante vai ao município de Bacabal mostrar que a falta de saneamento básico resulta em muitos problemas para a população afetando até mesmo a saúde dos moradores. O Bom Dia Mirante vai ao ar às 6h30, logo após o Globo Rural, na TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.