SÃO LUÍS – O último fim de semana foi de disputas acirradas e muita tecnologia no Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, realizado no SESI Clube Araçagi. O evento reuniu 639 estudantes de diferentes estados em desafios que uniram programação, criatividade e trabalho em equipe, de olho em uma vaga para a etapa nacional da competição, que será realizada em São Paulo.
Além do Maranhão, participaram equipes do Piauí, Paraná, Paraíba e Alagoas. Os competidores se dividiram em três modalidades e apresentaram robôs e projetos de inovação desenvolvidos ao longo da temporada. Em sua sétima edição regional, o torneio reforça a robótica como ferramenta de formação educacional e preparação para o mundo do trabalho.
O tema desta temporada, “UNEARTHED”, propôs aos estudantes explorar a arqueologia por meio da ciência e da tecnologia. Entre as ideias apresentadas, estavam soluções para escavações mais seguras, transporte de artefatos históricos e uso de aprendizado de máquina para identificar tipos de solo e técnicas de escavação.
O evento foi marcado por um clima de entusiasmo e colaboração. Entre testes de robôs e apresentações de projetos, estudantes e educadores destacaram a robótica como aliada no desenvolvimento do conhecimento, da criatividade e do pensamento crítico.
As equipes classificadas seguem agora para a etapa nacional, onde vão representar o estado e disputar com os melhores times do país.
Saiba Mais
- Torneio Sesi de Robótica chega ao Maranhão
- Projeto usa robótica para reintegrar jovens privados de liberdade
- Copa do mundo de robótica reúne em Salvador participantes de 40 países
- Alunos do IFMA – Campus São Luís/Maracanã fazem ‘vaquinha’ para ir a competição de robótica na Coreia do Sul
- Estudantes maranhenses fazem 'vaquinha' para ir à competição internacional de robótica na Coreia do Sul
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.