Incentivo à leitura

Escola Upaon-Açu envolve estudantes na Semana do Livro Infantil com feira literária, teatro e encontro com escritoras maranhenses

Programação foi realizada entre os dias 23 e 25 de abril, no auditório e na área de vivência da escola, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Publipost/ Escola Upaon-Açu

Atualizada em 28/04/2025 às 12h03
A programação da Semana do Livro Infantil na escola Upaon contou com o projeto
A programação da Semana do Livro Infantil na escola Upaon contou com o projeto "Deixa que eu te conto", com a encenação de contos dramatizados. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Incentivar o gosto pela leitura, instigar a imaginação e promover um ambiente envolvente de aprendizado. Esses foram os principais objetivos da escola Upaon-Açu nesta semana dedicada à literatura, com direito a encantamento por meio das palavras e à construção de vínculos com a literatura. Entre os dias 23 e 25 de abril, a escola realizou a Semana do Livro Infantil, cuja programação envolveu os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais em atividades diversificadas por vários espaços do Upaon.

Alunos e educadores da escola Upaon-Açu se envolveram na realização da Semana do Livro Infantil. (Foto: Divulgação)
Alunos e educadores da escola Upaon-Açu se envolveram na realização da Semana do Livro Infantil. (Foto: Divulgação)

Logo no início da semana, a área de vivência da escola ganhou nova cara com a chegada da Feira do Livro, montada em parceria com a Livraria Leitura. O espaço se transformou em um ponto de encontro entre os estudantes e as histórias que eles levaram para casa — algumas conhecidas, outras ainda por descobrir.

A feira literária da escola Upaon-Açu foi realizada em parceria com a Livraria Leitura. (Foto: Divulgação)
A feira literária da escola Upaon-Açu foi realizada em parceria com a Livraria Leitura. (Foto: Divulgação)

Outro ponto de grande movimento foi o auditório, que também se tornou cenário para muitos momentos especiais. Nesse espaço, por meio do projeto “Deixa que eu te conto”, os pequeninos da Educação Infantil assistiram à encenação de contos interpretados pelos próprios estudantes da escola. Essa ação também foi vivida pelos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

O projeto "Deixa que eu te conto" foi apresentado a estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. (Foto: Divulgação)
Foram 3 dias de atividades nos dois turnos escolares no Upaon. (Foto: Divulgação)

Já os estudantes do 4º e do 5º anos, também no auditório, participaram do Tour Literário com autoras maranhenses convidadas: Nilma Sodré, Érica Natacha, Virgínia Ferreira, Paloma Frias e Márcia Montenegro. Ter contato e ouvir quem escreve foi uma experiência transformadora para os estudantes, que escutaram desde histórias de infância, até curiosidades sobre o processo criativo e a trajetória profissional de cada escritora.

“A Semana do Livro Infantil foi um momento especial para diversificar o contato da nossa comunidade escolar com o universo literário, oportunizando, além de atividades lúdicas relacionadas à literatura, acesso a uma ampla variedade de livros, contação de história dramatizada por meio do projeto ‘Deixa que eu conto’ e um encontro pra lá de especial com as autoras maranhenses Érica Natacha, Virgínia Ferreira, Paloma Frias e Márcia Montenegro”, destacou Danuza Mendes, bibliotecária da escola.

Os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais também conversaram com as escritoras maranhenses convidadas para a programação: Nilma Sodré, Érica Natacha, Virgínia Ferreira, Paloma Frias e Márcia Montenegro. (Foto: Divulgação)

A Semana do Livro Infantil foi um convite à imaginação e ao afeto que existe na leitura. Cada atividade pensada com cuidado contribuiu para fortalecer o vínculo das crianças com os livros e com tudo aquilo que eles despertam: sonhos, ideias, empatia e novas possibilidades.

A escola Upaon-Açu incentiva a leitura em todas as fases da vida, desde os primeiros anos da vida escolar, na Educação Infantil. (Foto: Divulgação)
O encontro com as escritoras maranhenses no Upaon foi um momento muito interessante de troca e inspiração para os estudantes. (Foto: Divulgação)
Os estudantes do Upaon-Açu aproveitaram a feira literária realizada na área de vivência da escola para adquirir novos livros. (Foto: Divulgação)

Sobre a escola Upaon-Açu

Fundada há 42 anos, em São Luís (MA), a escola Upaon-Açu utiliza como base a proposta educacional do Sistema Montessori para formar estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A infraestrutura do Upaon é composta por modernas instalações, incluindo um Ginásio Poliesportivo, duas quadras cobertas, uma área de vivência e laboratórios especializados em Robótica, Química, Física, Matemática, Biologia e Informática. A escola também conta com um Auditório, uma Biblioteca informatizada, uma Sala Maker, salas climatizadas, além de um amplo estacionamento. Atualmente, a escola Upaon-Açu emprega 280 funcionários comprometidos com a missão de promover uma educação fundamentada em princípios humanistas e no desenvolvimento integral dos estudantes.

Em 2024, a escola passou a integrar o grupo Salta, que foi fundado em 2013 e é reconhecido como líder em educação básica no Brasil. Com uma missão clara de transformar vidas por meio da educação, o grupo se dedica a oferecer ensino de excelência, sempre com foco no desenvolvimento integral dos alunos. Hoje, o Grupo Salta conta com mais de 200 escolas, distribuídas em 27 redes, impactando positivamente mais de 145 mil alunos.

Para mais informações sobre a escola Upaon-Açu, é possível acessar o site www.upaon.com.br ou contactar o número (98)98404-9615 (Whatsapp). Quem desejar conhecer presencialmente a escola, pode realizar uma visita sem necessidade de agendamento. Endereço: Alameda D - Alto do Calhau, São Luís - MA.

Escola Upaon-Açu desenvolve educação com base na metodologia Montessoriana há mais de 42 anos em São Luís. (Foto: Divulgação)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.