ideias transformadoras

Conecta Sindicatos amplia para participação de outras entidades na 2ª edição 2024

A 3ª edição acontecerá em setembro, durante a FECOIMP, em Imperatriz.

Publipost / Fiema

Atualizada em 22/07/2024 às 11h22
O evento teve como objetivo principal debater e relacionar ideias transformadoras que apoiem os líderes sindicais no desafio de construir sindicatos mais representativos e com maior capacidade de atuação. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – A 2ª edição 2024 do "Conecta Sindicatos " foi realizada hoje (18), no Hotel Abbeville, e reuniu líderes sindicais patronais de todo o estado do Maranhão e de entidades de outros setores, o que gera novas parcerias. O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do seu Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), teve como objetivo principal debater e relacionar ideias transformadoras que apoiem os líderes sindicais no desafio de construir sindicatos mais representativos e com maior capacidade de atuação.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, contribuiu com o evento por meio do envio de um vídeo e o conselheiro emérito e ex-presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, participou do almoço de encerramento do evento.  Além dos sindicatos patronais, participaram ainda desta edição o Sebrae-MA; o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), André Rocha; e Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. A próxima edição do Conecta Sindicatos será em setembro, durante a FECOIMP, em Imperatriz.

Ricardo Alban, presidente da CNI, encaminhou mensagem ao público do Conecta Sindicatos para reforçar a importância dos sindicatos patronais. “Nossos grandes acionistas são as empresas e quem está na ponta com elas são os sindicatos patronais. Isso justifica a importância que damos aos sindicatos e nos motivou a retomar o Programa de Excelência Sindical, que irá premiar as melhores ações de federações e sindicatos”, disse Alban, que durante muitos anos presidiu sindicatos.  O Conecta Sindicatos, como reforçou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, reúne líderes empresariais unidos pelo futuro da indústria maranhense e fortalece os sindicatos e as empresas associadas por meio de boas práticas.

Foto: Divulgação

Nesta 2ª edição 2024 do Conecta Sindicatos, o público teve acesso a experientes palestrantes que trataram de temas como a legislação trabalhista e tecnologia. Pablo Savigny e Daniel Torres, especialistas em Direito Empresarial, ministraram a palestra ‘A importância do contrato social para a sociedade empresarial’. Os consultores do Sebrae-MA, Marcelo Pinheiro e Anderson Lee, falaram sobre ‘Inovação para o futuro do trabalho - adaptando-se às mudanças e construindo um futuro melhor’. Já Cláudia Aquino, advogada, e Graziele Cabral, juiza do Trabalho, abordaram o tema “Rotinas Trabalhistas: a importância da prevenção para evitar ações trabalhistas”.

Durante o encontro, foram apresentadas novas parcerias e benefícios destinados aos sindicatos e empresas associadas, além das novidades em produtos e serviços oferecidos pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL, Federação). A iniciativa visa fortalecer a atuação sindical, promover um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos entre os participantes. O evento destacou-se pela sua abordagem inovadora e pela busca constante de soluções que possam transformar a realidade sindical, tornando as entidades mais eficientes e preparadas para enfrentar os desafios contemporâneos. Ao final do evento, foi assinado um acordo de cooperação mútua com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA), que prevê uma série de iniciativas como cursos, palestras, simpósios, capacitações e workshops.

ASSOCIATIVISMO - Além desses temas, os presidentes e diretoria dos sindicatos foram informados sobre o status de projetos como o Inova Sindicatos, uma iniciativa da FIEMA, operacionalizada pelo IEL com financiamento do Sebrae-MA e que busca desenvolver os sindicatos patronais. Iniciado em fevereiro deste ano, o Inova Sindicatos será finalizado em janeiro de 2025.

Atualmente, está com 38% realizado. Trinta e oito indústrias de todos os segmentos já foram visitadas, 11 eventos realizados em São Luís, Imperatriz e Urbano Santos e 16 projetos setoriais estão em desenvolvimento e/ou foram implementados, assim como três pautas de defesa de interesse que tratam de questões trabalhistas, regulatórias e tributárias foram elaboradas e efetivadas.

Continua após a publicidade..

Em agosto, segundo informou o consultor do IEL, Raul Loiola, o Projeto Inova Sindicatos realizará missões que irão contemplar cidades como Balsas, Grajaú e Imperatriz. Por meio do Inova, os sindicatos patronais também terão acesso a ações de suporte para participar de edital de fomento da FINEP e da FAPEMA. São recursos em forma de subvenção financeira no valor de R$ 480 mil para cada empresa sem a necessidade de devolução.

Este ano, o estande do Sistema FIEMA na Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (FECOIMP), que acontece entre 18 e 21 de setembro, terá a participação dos sindicatos patronais. E a Região Tocantina também será palco da 3ª edição 2024 do Conecta Sindicatos.

Por meio do Inova Sindicatos também serão realizadas missões para Caxias; assinatura de um conjunto de termos de cooperação entre organizações públicas e empresas de médio porte; capacitações e mentorias, eventos setoriais em parceria com o Sindicanálcool, Sindvest, Sindirepa, Sindibebidas e Sinduscon, assim como um evento voltado especificamente para os Sindicatos de Imperatriz.  Durante o Conecta Sindicatos foi ainda apresentado o Procompi, cujo objetivo é aprimorar a gestão das empresas por meio da implementação de ferramentas de gestão ágil para agilização de processos.

Thiago Pontes, gestor do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), apresentou ainda a Plataforma Mais Gestora. O objetivo é otimizar a gestão dos sindicatos, com dados mais fidedignos em áreas como gestão financeira, busca de CPF, emissão de boletos e automatização de e-mails.

PARTICIPAÇÃO AMPLIADA – Na segunda edição 2024 do Conecta Sindicatos, houve a ampliação da participação de outras entidades, inclusive de outros setores. “Isso demonstra que há interesses comuns entre essas instituições e que dessa interação podem surgir novas parcerias”, frisou César Miranda, superintendente da FIEMA. André Rocha, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), destacou a importância da integração e fortalecimento dos sindicatos, além das parcerias entre os sindicatos e a FIEMA. Ele também ofereceu a estrutura do Observatório da FIEG, em Goiás, para servir de referência e apoio aos sindicatos maranhenses.

"Está sendo uma honra participar do Conecta Sindicatos e testemunhar a dedicação e empenho de todos em fortalecer o setor industrial. A troca de experiências e a colaboração entre os sindicatos são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do nosso país," disse André Rocha. Já o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, colocou a entidade a serviço dos sindicatos e reforçou que aproveitem oportunidades como o Conecta Sindicatos.

"A FIEMA está executando vários projetos e ações simultâneas em benefício dos sindicatos filiados e um dos nossos objetivos é que, com a nossa contribuição, essas entidades se tornem cada vez mais fortes e representativas e que isso reflita na melhoria das empresas e de todo o setor industrial maranhense", explicou Roberta Tanus, coordenadora Técnica Executiva da FIEMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.