Vereador pede convocação de empresário para depor na CPI dos contratos emergenciais
Presidente da Casa, Paulo Victor, pediu a convocação de Antônio Calixto, empresário que diz haver esquema na Secretaria Municipal de Obras.
SÃO LUÍS - Depois da fala do prefeito Eduardo Braide (PSD) reclamando da CPI dos contratos emergenciais, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), apresentou memorando pedindo a convocação do empresário Antônio Calixto, da Construmaster, empresa que já trabalhou na gestão de Braide.
Segundo o socialista, este empresário o procurou ainda em 2023 para relator irregularidades em contratos da Secretaria Municipal de Obras (Semosp) envolvendo dois irmãos do prefeito Eduardo Braide.
Como a CPI está investigando os contratos emergenciais, Paulo Victor decidiu convocar Antônio Calixto para ele detalhar o suposto esquema que envolve - segundo diz o empresário - o secretário David Col Debela.
Este suposto esquema, segundo apurou a coluna, garantiu caixa para a campanha do deputado estadual Fernando Braide (PSD) nas eleições de 2022 e funcionava para favorecer empresas do interesse do prefeito e de seus irmãos.
Ainda segundo a coluna apurou, o empresário garante que tem vídeo que comprova sua denúncia.
Continua após a publicidade..
A próxima reunião da CPI dos Contratos Emergenciais acontece na terça-feira, 1, às 9h. Esta será a segunda reunião da comissão.
A primeira, os vereadores ouviram o ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Washington Ribeiro, que confirmou que o prefeito Eduardo Braide sabia do contrato de R$ 18 milhões da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) feito com empresa que tem como sócio um ex-assessor de Braide.
Parada
A CPI dos Contratos Emergenciais estava parada desde o fim de maio. Começou com força, mas acabou ficando de lado pelos vereadores.
O primeiro motivo foi que o presidente da CPI, vereador Álvaro Pires (PSB), ficou doente. Depois, os parlamentares buscam assistência de técnicos para analisar os documentos da Prefeitura solicitados pela CPI.
Saiba Mais
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias